Pular para o conteúdo principal

O totalitarismo em Portugal


Portugal começa o século XX ainda como um país marcadamente agrário. A I Guerra Mundial e, logo depois, a Crise de 1929, levou o país a uma crise econômica, em uma realidade já instável.

Um dos temores da república era o socialismo e a possibilidade de reforma agrária, que afetaria diretamente a elite portuguesa.

A intensificação da crise econômica levou a um golpe militar na década de 1920. Foi estabelecida uma ditadura se estendendo até 1933, quando tem início o Estado Novo, período totalitário do Estado português.

O Estado Novo (salazarismo)

Em 1930, foi criada a União Nacional, um partido político, liderado por um dos políticos que havia participado ativamente do regime militar.

Antônio de Oliveira Salazar
Antônio de Oliveira Salazar


Em 1933, a União Nacional chega ao poder e o Estado Novo passa a ser conhecido também como salazarismo, em referência ao líder deste partido.

Embora, os demais partidos não fossem ilegais, eram reprimidos e logo deixaram de existir, sendo que partidos socialistas e comunistas foram postos na ilegalidade, configurando o sistema de partido único, característico do totalitarismo. Como regime totalitário, o salazarismo era contra o liberalismo e perseguia seus opositores. Utilizou largamente a propaganda para fins políticos e foi claramente influenciado, sobretudo, pelo fascismo da Itália.

Portugal manteve colônias na África e sua manutenção era controversa. O colonialismo era arduamente defendido por Salazar, sendo uma das características do Estado Novo.

Salazar deixou o poder em 1968, mas o salazarismo permaneceu até 1974, quando a Revolução dos Cravos iniciou um novo período, de abertura democrática no país.

Adaptação do excerto: UNESA. História Contemporânea II. 2015. Notas de Aula. Digitalizado.

Parte da aula sobre a Guerra Fria, do Pré-vestibular Comunitário Ganga Zumba, em 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al...

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução...

Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018

A norma da ABNT NBR 6023 para referências bibliográficas, foi atualizada e já está em vigor desde o dia 14/11/2018. Está edição ficou mais robusta que a anterior era de 2002. O Portal de Periódicos da UFSC compilou algumas das mudanças mais significativas, mas é importante acentuar que esta compilação não dispensa a consulta da norma na íntegra . Apesar da norma já está em vigor, a ABNT não prevê prazo de adaptação. Quem automatiza a construções de referências através de gerenciadores bibliográficos como: o MORE , será preciso aguardar as atualizações; ou em demais aplicativos semelhantes ( Zotero , Mendeley, Google Acadêmico, Paperpile, etc.), portais como o Scielo, bem como para softwares de processamento do texto (Microsoft Word, LibreOffice, etc.) terão que acompanhar as atualizações, extensões e plugins adaptados a nova norma da ABNT 6023. ATENÇÃO:   Para os trabalhos acadêmicos a partir da data em vigor, é importante conferir com a Instituição de Ensino...