Portugal começa o século XX ainda como um país marcadamente agrário. A I Guerra Mundial e, logo depois, a Crise de 1929, levou o país a uma crise econômica, em uma realidade já instável.
Um dos temores da república era o socialismo e a possibilidade de reforma agrária, que afetaria diretamente a elite portuguesa.
A intensificação da crise econômica levou a um golpe militar na década de 1920. Foi estabelecida uma ditadura se estendendo até 1933, quando tem início o Estado Novo, período totalitário do Estado português.
O Estado Novo (salazarismo)
Em 1930, foi criada a União Nacional, um partido político, liderado por um dos políticos que havia participado ativamente do regime militar.
Antônio de Oliveira Salazar |
Em 1933, a União Nacional chega ao poder e o Estado Novo passa a ser conhecido também como salazarismo, em referência ao líder deste partido.
Portugal manteve colônias na África e sua manutenção era controversa. O colonialismo era arduamente defendido por Salazar, sendo uma das características do Estado Novo.
Salazar deixou o poder em 1968, mas o salazarismo permaneceu até 1974, quando a Revolução dos Cravos iniciou um novo período, de abertura democrática no país.
Adaptação do excerto: UNESA. História Contemporânea II. 2015. Notas de Aula. Digitalizado.
Comentários
Postar um comentário