A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo.
Sobre o surgimento do Design Gráfico, alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade.
É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA)
Evolução Histórica do Design
Século XVII
As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII.
A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento.
Séculos XVIII - XIX
A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial, em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras.
Século XIX
Em meio a evolução da Era Industrial, a Modernidade no design passou a ser valorizada através do: funcionalismo, construtivismo e do design moderno (assimetria, estilização, geometria das formas e abstração).
Raízes do Design
O desenvolvimento do estilo moderno do design é relacionado a alguns movimentos artísticos que contribuíram para a sua formação: Art Nouveau, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Art Déco e o De Stijl.
Alguns destes movimentos artísticos foram determinantes no período da Belle Époque |
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Século XX
A partir da década de 1970, o design pós-moderno valorizou a: desconstrução das formas,aproximação do objeto à obra de arte, provocação à racionalidade funcionalista, valorização de aspectos decorativos e a produção em pequena quantidade.
Características da Pós-Modernidade no Design Gráfico
- O uso da tipografia com conotações mais simbólicas
- O maneirismo no fazer – as não regras
- O movimento retrô, com o retorno e reinvenção às soluções vernaculares e modernistas
- A revolução digital
Século XXI
Os conceitos de design contemporâneo e sustentabilidade entrelaçam-se no horizonte do futuro. (Adaptação: FRANZATO)
Escolas de Design
A criação da Escola de Design Bauhaus, na Alemanha inspirou muitas escolas de design, como a ESDI, primeira escola brasileira de Ensino Superior de Desenho Industrial, em 1963.
A Influência de Bauhaus
A descoberta do tubo metálico como material de mobiliário, passou a ser industrializado em: luminárias, desenhos de móveis, vitrais e outros objetos até hoje usados como ornamentos e utensílios domésticos.
Por Wasily,versão da famosa cadeira Barcelona, do arquiteto Mies Van der Rohe, apresentada no Pavilhão da Alemanha na Exposição Universal de 1929.Domínio público.
No domínio da tipografia a Bauhaus deu uma enorme contribuição para a construção mediática da "imagem do século", através da sua oficina de tipografia e publicidade, dirigido por Herbert Bayer o qual criou novos tipos de letra sem serifas que inspirariam a Helvética. (UNESA, 2015)
Design de tipografia sem serifas |
O Design no Brasil
Em 26 de março de 1816 chegou no Rio de Janeiro uma Missão Artística Francesa, liderada por Joachim Lebreton (1760 - 1819), ex-secretário do Institut de France. O objetivo era fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
A criação da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, 1826, inaugurou o ensino artístico no Brasil nos moldes semelhantes aos das academias de arte europeias.
O Modernismo Brasileiro
Em 1922, aconteceu um dos principais eventos da história da arte no Brasil: A Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. Significou a busca de uma arte brasileira, influenciada pelos movimentos da época na Europa, como: Expressionismo, Cubismo e Futurismo.
Para manter a difusão destas ideias foi criada a Revista Klaxon sobre arte moderna. Era uma publicação mensal, que circulou em São Paulo de 15 de maio de 1922 a janeiro de 1923.
Outras revistas modernistas proliferam no Brasil dos anos 1920, mas Klaxon marcou por diversos aspectos, entre eles sua diagramação de capa, que lembra técnicas da Bauhaus.
Em 1956, Amilcar de Castro (1920 – 2002). escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro; introduziu a reforma gráfica do Jornal do Brasil, que revolucionou o diagramação e o design de jornais no Brasil.
Recomendação: Infográfico sobre a História do Design Gráfico, baseado na obra de Philip Meggs - http://www.dougleonardo.com/hdg/infografico
Nota do autor: Ciente do extenso conteúdo da disciplina: História do Design Gráfico, por ter cursado a mesma durante a graduação em Licenciatura de História; esta publicação teve como objetivo trazer uma base historiográfica sobre o design gráfico. Tendo em vista a importância de uma noção do design para a aplicabilidade em diversos setores, inclusive para a produção material educativo voltados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a Educação.
Referência:
FRANZATO, Carlo. Redes de projeto: formas de organização do design contemporâneo em direção à sustentabilidade. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, p. 99-110, 2017.
UNESA. História do Design Gráfico. 2015. Nota de aula. Arquivo digital.
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