Pular para o conteúdo principal

Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018

A norma da ABNT NBR 6023 para referências bibliográficas, foi atualizada e já está em vigor desde o dia 14/11/2018. Está edição ficou mais robusta que a anterior era de 2002.

Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018

O Portal de Periódicos da UFSC compilou algumas das mudanças mais significativas, mas é importante acentuar que esta compilação não dispensa a consulta da norma na íntegra.

Apesar da norma já está em vigor, a ABNT não prevê prazo de adaptação.

Quem automatiza a construções de referências através de gerenciadores bibliográficos como: o MORE, será preciso aguardar as atualizações; ou em demais aplicativos semelhantes (Zotero, Mendeley, Google Acadêmico, Paperpile, etc.), portais como o Scielo, bem como para softwares de processamento do texto (Microsoft Word, LibreOffice, etc.) terão que acompanhar as atualizações, extensões e plugins adaptados a nova norma da ABNT 6023.

ATENÇÃO: 
  1. Para os trabalhos acadêmicos a partir da data em vigor, é importante conferir com a Instituição de Ensino a aplicação das novas regras.
  2. O resumo, abaixo, não dispensa a consulta da norma original.

Resumo das novas Normas ABNT 6023

AUTORES: uma mudança muito importante nessa nova versão da norma é o item 8.1.1.2, transcrito abaixo na íntegra:
8.1.1.2 Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.
Exemplo 1: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

Exemplo 2: TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

AUTORES ENTIDADE: as obras de entidades, que antes precisavam indicar a autoria obrigatoriamente por extenso, agora podem ser tratadas pela forma conhecida ou como está grafado no documento, por extenso ou abreviada.

Exemplo: IBGE. Amparo: região sudeste do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

SUBLINHADO: Não há mais menção ao sublinhado para substituir autores repetidos.

APRESENTAÇÃO: as referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples (norma antiga: antes eram separadas entre si por espaço duplo).

INDICAÇÃO DE LINKS: não há mais a utilização dos sinais < > para mencionar os links.

Exemplo: CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://www.fiocruz.br/editora/media/05-PMISB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.

A VOLTA DOS ITÁLICOS: na versão anterior da norma, não se utilizavam itálicos para as expressões como In: que indica parte de uma obra, ou et al. para indicação de mais de 4 autores. Isso foi revisto e agora as expressões são em itálico. Veja exemplos:

Exemplo 1: SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Exemplo 2: DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

ATENÇÃO: DOI não é um elemento essencial, portanto sua indicação é opcional.

EVENTOS: foi adicionado colchetes nas reticências que indicam anais.

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Fonte e adaptação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al