Pular para o conteúdo principal

Normas técnicas para textos acadêmicos

É importante ter cuidado para uma boa produção textual. A produção textual acadêmica tem normas técnicas e metodológicas a serem seguidas.

Há vários tipos de trabalhos que são desenvolvidos para a pesquisa acadêmica: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; Monografias; Seminários; Bibliografias; Projetos de Pesquisa; Citações e Referências; Teses e Dissertações; Paper, Ensaio e Resenha; Retroprojeção, etc... Todos seguindo normas técnicas para a produção acadêmica.

A Escrita Científica

Há o curso em videoaula: Curso de Escrita Científica da USP, em videoaulas do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, disponibilizado, gratuitamente, pela Universidade de São Paulo - USP, através do portal e-Aulas, que ainda, conta aulas diversas áreas de estudo, ofertadas pela respectiva Instituição.

As Normas Técnicas

No Brasil, o padrão adotado para a produção textual, geralmente, são Normas Técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para a Escrita Científica.

Hoje a tecnologia permite a automação de muitas tarefas para produção científica.
  • Na pesquisa, há o: Google Acadêmico e portais como SciELO, CAPES, etc...
  • Na escrita, cálculos e apresentações, há: softwares de processadores de textos, planilhas, etc...
  • Na parte gráfica, diversos softwares gráficos podem auxiliar as tarefas.
Na construção das referências bibliográficas, alguns aplicativos ajudam bastante, como, o:
O Google Acadêmico e o MORE se destacam como ótimos mecanismos para automatizar a construção das referências bibliográficas.

ATENÇÃO: Recentemente, a ABNT atualizou a Norma NBR 6023 para referências bibliográficas.

A Metodologia Científica

Como em todas as áreas do Ensino Superior, a produção científica da História, além de seguir as normas técnicas; segue especificações baseadas em metodologias próprias.

A Metodologia Científica é uma disciplina integrante das grades curriculares do Ensino Superior, tendo por objetivo preparar o graduando para a produção científica.

Há várias publicações sobre esta disciplina, como por exemplo, a obra: Metodologia Científica, de Amado L. Cervo, Pedro A. Bervian, Roberto da Silva – indicada por vários professores e universidades.
 
 

Sem dúvida, que há uma ampla fonte de informação na Internet, também, sobre produção textual muito interessante. Mas, graduandos, lembrem-se de seguir as orientações de seus, respectivos professores e Instituições de Ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al