Pular para o conteúdo principal

Como Fazer Referência do Blog

Fazer uma referência de um conteúdo produzido em outro blog e/ou site é uma forma da blogsfera de ajudar a divulgar outros trabalhos, além de evitar processos de plágios por conteúdos e deixar um trabalho mais completo e relevante (BORGES).
[...] a Google vê seu blog/site com bons olhos,  o autor original também ficará feliz e pode até se tornar seu parceiro  citando você de volta. (LEMOS, 2011)

Citações de um blog

Citar outro post em blog significa criar links que levam o leitor para fora do seu site. [...]. O intuito é agregar informações relevantes para o post e criar autoridade para ele. (REDATORHAKER, 2019).

O site REDATORHAKER tem um ótimo artigo acerca da importância dos benefícios sobre as citações de publicações na blogsfera.

Como Fazer Referência do Blog

Norma NBR 6023 da ABNT

Desde 2002, a ABNT estabeleceu na Norma NBR 6023 uma padronização a ser incluída nas referências de sites da internet, seguindo este modelo:

AUTOR. Título. Informações complementares (coordenação, desenvolvida por, apresentação... etc, quando houver). Disponível em <URL>. Acesso em: DIA MÊS ANO.

Modelo de referência deste blog

RICARDO JORGE. Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018. 2019. Disponível em: <https://professorricardojorge.blogspot.com/2018/11/novas-regras-para-norma-da-abnt-6023-a-partir-de-2018.html>. Acesso em: 5 fevereiro 2020.

Modelo de referência dos infográficos

Os códigos de incorporação para os infográficos e imagens produzidos pelo autor deste blog, encontram-se logo abaixo de cada um destes.
 
Para criar os códigos de incorporação em html para os infográficos aqui neste blog, estou usando a ferramenta: HTMLStrip — HTML Image Code Generator Tool.
 
 
Outros trabalhos, tais como áudios, slides de aula, etc. tem seus códigos de incorporação (embed) dentro de cada arquivo.

Leitura recomendada:
 
Observação: Há outras foras de ajudar este blog, descritas na página "Sobre".
 
Referência:
BORGES, Larissa. Referência de Site ABNT: veja como fazer com exemplos para não errar mais!. comunidade rockcontent. Disponível em: <https://comunidade.rockcontent.com/como-fazer-referencia-de-site/>. Acesso em: 5 fevereiro 2020.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 1980.
LEMOS. Marcos. Copiar é feio. Linkar e citar é lindo. FERRAMENTAS blog. 2011. Disponível em: <https://ferramentasblog.com/copiar-e-feio-linkar-e-citar-e-lindo/>. Acesso em: 5 fevereiro 2020.
Ricardo Jorge. Como criar CÓDIGOS DE INCORPORAÇÃO para INFOGRÁFICOS [grátis]. 2011. Disponível em: <https://medium.com/@rjbgbo/como-criar-codigos-de-incorporacao-para-infograficos-gratis-e8697e191407>. Acesso em: 2 novembro 2020.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Playlists de História

Introdução Os conteúdos em áudio, como podcasts , posts narrados e audiobooks , também, são importantes como transmissão de informação através da Internet. Entre seus benefícios à acessabilidade e a conveniência de pessoas, que preferem e/ou precisam ouvir ao invés de ler algum conteúdo. "O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos" (FREIRE). Também é capaz de permitir boas potencialidades para aplicação escolar. No caso do Ensino da História, uma das possibilidades é facilitar a absorção de conteúdos em textos com alunos, quer eles sejam deficientes ou não. Um outro fator do benefício do áudio para a Educação são os estudos científicos sobre a possibilidade de aprender dormindo, realizado pela Northwestern University, conforme artigo publicado pelo site Super Interessante , intitulado: Sim, é possível aprender dormindo . Além, disso: "É sempre bom tentarmos buscar variar os formatos dos conteúdos dos nossos blog e desprender-se

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al