Pular para o conteúdo principal

Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas por todo o Brasil. O programa utiliza a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer a seleção dos candidatos às vagas disponíveis.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas mais de 220 mil vagas no Sisu 2022/1. Pelo site do Sisu, é possível conferir as vagas de acordo com o município, o curso ou a instituição de ensino.

Nota de corte Sisu: veja o que é

O Sisu é um sistema de seleção de candidatos para as vagas das universidades públicas federais brasileiras. O processo é on-line e pode participar apenas quem possui o Ensino Médio completo, participou da última edição do Enem e não zerou na redação.

Segundo o edital do programa, os inscritos como "treineiro" na prova não podem se candidatar às vagas do Sisu. O processo é gratuito, ou seja, não há a cobrança de qualquer taxa ao longo da seleção e inscrição. Além disso, as instituições de ensino possuem autonomia para estabelecer notas mínimas e pesos diferentes para as notas dos cadernos do Enem.

Assim, a chamada "nota de corte" do Sisu nota de corte" do Sisu é o desempenho mínimo necessário para o candidato ser aprovado para um vaga do programa. Por isso, ela muda de acordo com a instituição, o curso e a edição do programa.

Como funciona a nota de corte do Sisu?

Cada candidato pode selecionar até duas vagas disponíveis no Sisu. Para isso, é preciso informar qual foi a nota de cada um dos cadernos do Enem e da redação. Já as universidades podem estabelecer uma nota mínima e pesos diferentes para os cadernos.

Desse modo, monta-se uma espécie de lista, em que os melhores pontuados ocupam as vagas disponíveis de acordo com os critérios estabelecidos. A nota é calculada automaticamente pelo Sisu. Ao longo do processo, o candidato pode verifica qual é a própria posição na lista móvel.

O cálculo é feito de acordo com o número de vagas ofertadas e de candidatos concorrentes para a vaga, na modalidade de concorrência específica. Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.

Quais são as modalidades de concorrência do Sisu:

  • Ampla concorrência;
  • Cotas para alunos de escola pública;
  • Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
  • Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.

Quem pode se inscrever no Sisu?

De acordo com o edital do Sisu 2022, para se inscrever no Sisu 2022 é necessário ter realizado a última edição do Enem, ter tirado uma nota acima de zero na redação e não ter sido inscrito na condição de "treineiro".

Confira a lista de faculdades do Sisu 2022

Como vimos, o Sisu oferece vagas em universidades públicas por todo os país. Todos os estados do Brasil possuem ao menos uma instituição de ensino superior com vagas no programa. Já outros estados, como Minas Gerais e o Rio de Janeiro, possuem, respectivamente, 18 e 17 instituições de ensino superior registradas no Sisu 2022,

Mas, quais faculdades, exatamente, oferecem vagas no Sisu 2022? Consulte e lista de faculdades participantes do Sisu 2022.

Calendário oficial Sisu 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro de 2022.
  • Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro de 2022
  • Prazo para matrícula dos estudantes convocados na 1° chamada: 23 de fevereiro a 08 de março de 2022
  • Prazo para se inscrever na lista de espera: 22 de fevereiro a 08 de março de 2022

 Autor: Dennis Santos da Silva (Quero Bolsa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al