O uso dos softwares processadores de texto auxiliam muito na Escrita Científica, inclusive na automação do processo de configuração para as Normas da ABNT e outras normas para um trabalho de pesquisa e produção científica.
É importante o uso correto destes softwares. Eles têm funções de configuração de: páginas, estilos de textos e muitas outras. Feitas ao iniciar o documento, permite ao usuário maior concentração na produção da Escrita Científica.
O Microsoft Word é o mais famoso dos softwares processadores de texto, mas existem outras opções, como o: LibreOffice Writer, entre outros. Atualmente, há mais opções funcionando totalmente online e sincronizado, no chamado recurso: computação nas nuvens, como por exemplo, o Google Docs, o Zoho, etc…
Microsoft Word
É o padrão e conta com vários recursos, até extensões e plugins de outros aplicativos, que auxiliam a Escrita Científica, inclusive com modelos de TCC usando as Normas da ABNT.
LibreOffice
O LibreOfice Writer é muito semelhante ao Microsoft Word e também conta com recursos bem similares, como as instalação de extensões e plugins de outros aplicativos, para formatação de trabalhos acadêmicos.
No caso do LibreOffice, é preciso ficar atento ao formato exigido pela Instituição de Ensino para entrega do TCC, se em arquivo .doc e/ou .pdf. Por padrão o LibreOffice Writer, trabalha com o arquivo .odf, mas ele exporta arquivos em .doc, .docx, .pdf, entre outros.
Google Docs
O processador de textos da Google é parte integrante do Google Drive. Segue o modelo da computação nas nuvens, mas a Google permite o uso dele mesmo offline usando a extensão “Documentos Google off-line”, em seu navegador Google Chrome. Também conta com várias extensões de outros aplicativos.
Ele trabalha com o formato proprietário da Google, mas exporta em vários formatos. Funciona integrado aos vários aplicativos do Google e aos sistemas Android e IOs.
O Google Docs, ainda carece de melhorias nas configurações de estilos de textos. Além do que, algumas Instituições de Ensino exigem modos de numeração de páginas, que as configurações do Google Docs não disponibilizam.
Sincronizando na nuvem...
Também a Microsoft passou a oferecer uma versão do seu pacote Microsoft Office na nuvem, através do serviço de disco virtual: OneDrive. Lá é possível acessar e alterar arquivos e documentos, como um arquivo do Microsoft Word, só que com menos recursos.
A Microsoft disponibiliza uma assinatura para uso online do Microsoft Office, mas ainda sim precisa de uma instalação, somente para os sistemas Windows e MacOS, diferente dos aplicativos do Google que pode ser usado online.
Comentários
Postar um comentário