Pular para o conteúdo principal

ESTUDAR OUVINDO MÚSICA. Ajuda ou atrapalha?

Estudar ouvindo música é uma prática utilizada por muitos estudantes. Há estudos científicos acerca dos benefícios de ESTUDAR OUVINDO MÚSICA para o estímulo de capacidades cognitivas, como: atenção, concentração e memória.
De acordo com um estudo da Universidade de Caen, na França, estudar ouvindo música favorece a concentração do estudante. Através da música é possível aumentar o tempo de atenção em uma determinada atividade. Assim, a capacidade para absorver novos conteúdos também é ampliada. Entretanto, é importante apostar nos estilos musicais ideais para estimular a concentração ou o efeito pode ser justamente o contrário. (SILVA, 2019)
Além destes aspectos, ESTUDAR OUVINDO MÚSICA ajuda a evitar o barulho do local onde se encontra estudando.

Mas cuidado: porque este recurso pode não funcionar adequadamente para todos os estudantes. O longo do tempo, o estudante vai aprendendo quais as melhores metodologias para aplicar nos seus respectivos estudos.

Particularmente, nos meus tempos de estudante de colégio, este recurso me ajudou muito; e hoje como professor, creio se o mesmo faz bem a um determinado estudante é uma forma a mais para a melhoria par a produtividade dos estudos.

Qual é o tipo de música mais adequada para os estudos?

É importante que as músicas sejam agradáveis para o estudante não se distrair sem querer.
A música clássica é a mais citadas pelos cientistas. Elas te ajudam a reter e categorizar melhor as informações. (MATOSO, 2019)
Mas outros estilos de músicas instrumentais podem ser utilizadas.
 
Há várias maneiras de montar uma playlist com Músicas para Estudar na Internet em aplicativos de streaming de música como o Spotify e o Deezer, entre outros, buscando pela palavra chave: ESTUDO.

No Youtube há várias playlists e vídeos com MÚSICAS PARA ESTUDAR, além de ser possível personalizar uma playlist só com músicas para estudar.

Referências:
CERIZZE, Bárbara. Estudar ouvindo música: ajuda ou atrapalha?. Blog do QG do ENEM. 2019 Disponível em:<https://blog.enem.com.br/estudar-ouvindo-musica-ajuda-ou-atrapalha/>. Acesso: 3 setembro 2020.
FERREIRA, Gabriele. Estudar ouvindo música: vantagens e desvantagens. Canal do Ensino. Disponível em:<https://canaldoensino.com.br/blog/estudar-ouvindo-musica-vantagens-e-desvantagens>. Acesso: 3 setembro 2020.
MATOSO, Giulia. Qual tipo de música ouvir enquanto estuda?. Meu Estudo Produtivo. 2019. Disponível em:<http://meuestudoprodutivo.com/qual-tipo-de-musica-ouvir-enquanto-estuda-playlists/>. Acesso: 3 setembro 2020.
SILVA, Gabriele. Benefícios de estudar ouvindo música. Educa Brasil. 2019 Disponível em:<https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/beneficios-de-estudar-ouvindo-musica>. Acesso: 3 setembro 2020.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al