Pular para o conteúdo principal

A Invenção da Prensa e a Difusão do Conhecimento

Por volta da década de 1450, o inventor alemão Johann Gutenberg criou a prensa móvel que revolucionou a sociedade e abriu espaço para a disseminação do conhecimento e da informação.

Presse a bras en bois de Gutemberg.jpg Domínio público

Especificamente no período antecedente da Idade Média (476 d.C. – 1453) o acesso ao conhecimento era muito restrito. O acesso à educação era destinado a religiosos e alguns membros da realeza e da nobreza. Ficava por conta dos chamados monges copistas a preservação de textos da antiguidade clássica grego-romana.
Os monges copistas eram, inicialmente, somente beneditinos e foram os fundadores das primeiras escolas medievais; no plano econômico, o trabalho agrícola desenvolvido pelos monges nos mosteiros e as técnicas de plantio e de aragem do solo aprendidas e ensinadas por eles, os manuais escritos sobre esse tema. (ARRUDA)
Mosteiro Medieval

A Ordem Beneditina foi fundada pelo monge São Bento de Núrsia (480-547), cujo lema era “ora et labora” (ore e trabalhe). Em 1964, o Papa Paulo VI, o designou santo padroeiro da Europa, por causa da importância que essa ordem teve na formação da Europa: no plano cultural. Os séculos de maior ação dos beneditinos coincidem com os séculos de formação do continente, da formação da Europa como tal (séc. V ao X).

As invenções de Gutenberg

Para se ter uma ideia da dimensão do invento de Gutenberg, em menos de 50 anos após o criação da prensa móvel, foram impressos mais de 40.000 edições diferentes.

Além da prensa móvel, Gutenberg também desenvolveu uma nova tinta a base de óleo de linhaça, mais apropriada para o papel que estava utilizando.

As inovações também ocorrem com o papel. Inicialmente, a matéria prima para o papel era feita à base de pele de carneiro. Os chineses já empregassem a fibra vegetal, mas era muito caro e os livros manuscritos nesse material eram inacessíveis ao grande público.

Bíblia de Gutenberg

A evolução da impressão

Alguns anos depois da impressão da primeira Bíblia de Gutenberg, começaram a surgir m grande salto no desenvolvimento de novas tecnologias e maior produtividade para impressão.

A imagem foi inserida ao texto como forma de ajudar na compreensão da leitura e até mesmo substituí-la, em alguns casos. A técnica usada foi a xilogravura.

Woodcut, early demo.jpg Domínio público. Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da xilogravura. No primeiro: Esboçando a gravura. Segundo: Usando um buril para cavar o bloco de madeira que receberá a tinta


A xilogravura foi uma das técnicas mais utilizadas como forma de reproduzir desenhos nos livros.

A introdução da cor na impressão de livros também foi outro grande avanço no aumento da qualidade dos impressos.

Além dos livros, outra mídia bastante utilizada a partir do século XV foi o panfleto.

No início do século XIX, a propaganda surge por meio dos pôsteres comerciais. Esses pôsteres feitos em litografia levaram os designers ao patamar dos mestres da arte e eles se tornaram reconhecidos em todo o mundo.

No século XIX, já havia um público ávido de leitura e pronto para aceitar a publicidade que foi veiculada por meio de pôsteres artísticos.

As invenções de Gutenberg determinaram uma avalanche de inovações na impressão. Mas também na sociedade, como por exemplo a Reforma Protestante, no séc. XVI. Em 1317, na Basileia foram distribuídos panfletos das 95 Teses de Matinho Lutero.

Ninety-five Theses (Basel).jpg Por Martinho Lutero - http://www.e-rara.ch/bau_1/content/pageview/69647, Domínio público

Referência:
ARRUDA, Ricardo. Dicionário de História Geral. Arquivo digital.
UNESA. História do Design Gráfico. 2015. Nota de aula. Arquivo digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al...

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução...

Playlists de História

Introdução Os conteúdos em áudio, como podcasts , posts narrados e audiobooks , também, são importantes como transmissão de informação através da Internet. Entre seus benefícios à acessabilidade e a conveniência de pessoas, que preferem e/ou precisam ouvir ao invés de ler algum conteúdo. "O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos" (FREIRE). Também é capaz de permitir boas potencialidades para aplicação escolar. No caso do Ensino da História, uma das possibilidades é facilitar a absorção de conteúdos em textos com alunos, quer eles sejam deficientes ou não. Um outro fator do benefício do áudio para a Educação são os estudos científicos sobre a possibilidade de aprender dormindo, realizado pela Northwestern University, conforme artigo publicado pelo site Super Interessante , intitulado: Sim, é possível aprender dormindo . Além, disso: "É sempre bom tentarmos buscar variar os formatos dos conteúdos dos nossos blog e desprender-se...