Pular para o conteúdo principal

A Invenção da Prensa e a Difusão do Conhecimento

Por volta da década de 1450, o inventor alemão Johann Gutenberg criou a prensa móvel que revolucionou a sociedade e abriu espaço para a disseminação do conhecimento e da informação.

Presse a bras en bois de Gutemberg.jpg Domínio público

Especificamente no período antecedente da Idade Média (476 d.C. – 1453) o acesso ao conhecimento era muito restrito. O acesso à educação era destinado a religiosos e alguns membros da realeza e da nobreza. Ficava por conta dos chamados monges copistas a preservação de textos da antiguidade clássica grego-romana.
Os monges copistas eram, inicialmente, somente beneditinos e foram os fundadores das primeiras escolas medievais; no plano econômico, o trabalho agrícola desenvolvido pelos monges nos mosteiros e as técnicas de plantio e de aragem do solo aprendidas e ensinadas por eles, os manuais escritos sobre esse tema. (ARRUDA)
Mosteiro Medieval

A Ordem Beneditina foi fundada pelo monge São Bento de Núrsia (480-547), cujo lema era “ora et labora” (ore e trabalhe). Em 1964, o Papa Paulo VI, o designou santo padroeiro da Europa, por causa da importância que essa ordem teve na formação da Europa: no plano cultural. Os séculos de maior ação dos beneditinos coincidem com os séculos de formação do continente, da formação da Europa como tal (séc. V ao X).

As invenções de Gutenberg

Para se ter uma ideia da dimensão do invento de Gutenberg, em menos de 50 anos após o criação da prensa móvel, foram impressos mais de 40.000 edições diferentes.

Além da prensa móvel, Gutenberg também desenvolveu uma nova tinta a base de óleo de linhaça, mais apropriada para o papel que estava utilizando.

As inovações também ocorrem com o papel. Inicialmente, a matéria prima para o papel era feita à base de pele de carneiro. Os chineses já empregassem a fibra vegetal, mas era muito caro e os livros manuscritos nesse material eram inacessíveis ao grande público.

Bíblia de Gutenberg

A evolução da impressão

Alguns anos depois da impressão da primeira Bíblia de Gutenberg, começaram a surgir m grande salto no desenvolvimento de novas tecnologias e maior produtividade para impressão.

A imagem foi inserida ao texto como forma de ajudar na compreensão da leitura e até mesmo substituí-la, em alguns casos. A técnica usada foi a xilogravura.

Woodcut, early demo.jpg Domínio público. Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da xilogravura. No primeiro: Esboçando a gravura. Segundo: Usando um buril para cavar o bloco de madeira que receberá a tinta


A xilogravura foi uma das técnicas mais utilizadas como forma de reproduzir desenhos nos livros.

A introdução da cor na impressão de livros também foi outro grande avanço no aumento da qualidade dos impressos.

Além dos livros, outra mídia bastante utilizada a partir do século XV foi o panfleto.

No início do século XIX, a propaganda surge por meio dos pôsteres comerciais. Esses pôsteres feitos em litografia levaram os designers ao patamar dos mestres da arte e eles se tornaram reconhecidos em todo o mundo.

No século XIX, já havia um público ávido de leitura e pronto para aceitar a publicidade que foi veiculada por meio de pôsteres artísticos.

As invenções de Gutenberg determinaram uma avalanche de inovações na impressão. Mas também na sociedade, como por exemplo a Reforma Protestante, no séc. XVI. Em 1317, na Basileia foram distribuídos panfletos das 95 Teses de Matinho Lutero.

Ninety-five Theses (Basel).jpg Por Martinho Lutero - http://www.e-rara.ch/bau_1/content/pageview/69647, Domínio público

Referência:
ARRUDA, Ricardo. Dicionário de História Geral. Arquivo digital.
UNESA. História do Design Gráfico. 2015. Nota de aula. Arquivo digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al...

Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022

O ALFABETINHO juntamente com sua equipe pedagógica e professores, que atuam a mais de 30 anos na área da educação, elaboraram Planejamentos Anuais do 6º ao 9º Ano para as diversas disciplinas: inéditos, editáveis e prontos para aplicar. Além de Atividades para aulas 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tudo baseado nas normas da BNCC e de fácil localização.   Clique na figura abaixo: É um material que ajuda muito a organização e produtividade do meu trabalho como professor . Confira outros PLANEJAMENTOS ANUAIS abaixo da Equipe do ALFABETINHO:   LÍNGUA PORTUGUESA - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 MATEMÁTICA - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 CIÊNCIAS - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 HISTÓRIA - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 GEOGRAFIA - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 ARTE - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 EDUCAÇÃO FÍSICA - Planejamentos do 6º ao 9º ano - BNCC 2022 ENSINO RELIGIOSO - Planejamentos do 6º ao 9º ano - B...

Planejamento para Aula de História de 6º ao 9º Ano, do ALFABETINHO

Mediante as demandas dos profissionais de Educação, não é tarefa fácil preparar aulas, planejamentos, atividades, provas... Sempre pesquisando por soluções para atender estes objetivos na disciplina de História, é que encontrei os Planejamentos para História do 6º ao 9º Ano, baseado nas normas BNCC, produzido pelo site ALFABETINHO . O ALFABETINHO juntamente com sua equipe pedagógica e professores, que atuam a mais de 30 anos na área da educação, elaboraram Planejamentos Anuais do 6º ao 9º ano de História: inéditos, editáveis e prontos para aplicar. Além de Atividades para aulas de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.   Estou bem surpreso com material desenvolvido para as aulas de História do 6º ao 9º Ano . Tanto quanto a organização do planejamento, das atividades, etc... Tudo baseado nas normas da BNCC e de fácil localização. Está me ajudando muito na preparação das minhas aulas de História. Além de facilitar a organização e produtividade do meu trabalho como professor...