Pular para o conteúdo principal

Como ser um Professor Organizado

Desde os tempos inicias de estudante, aprendi e me acostumei a dar importância para a organização.

Como estudante, cursei o tradicional ensino presencial e posteriormente o EAD. No período do Ensino a Distância, a tecnologia me ajudou muito na tarefa da organização dos estudos, e agora no magistério não está sendo diferente.

Vou compartilhar aqui, as minhas rotinas de organização durante o magistério.

Com o passar do tempo fui priorizando trabalhar com aplicativos online, que deixassem meus trabalhos em um servidor remoto (nas nuvens, termo popular na computação). A partir da evolução dos smartphones e tablets, passei a considerar o modo de sincronização entre eles e o PC.

Diante, disso os aplicativos do G Suite, da Google acabaram se tornando os ideais para meu uso. Hoje, principalmente, priorizo o G Suíte como minha suíte office padrão e vou usando outros aplicativos como apoio ao que faço dentro do G Suíte.

O trabalho na nuvem, também, me favorece ter a liberdade de não ficar dependente de um sistema operacional instalado em um dispositivo. Posso utilizar qualquer sistema operacional em qualquer dispositivo e ter lá todo os meus arquivos de trabalho a disposição.

Como ser um Professor Organizado

Aplicativos para ser um Professor Organizado

Gmail

Sem dúvida, é  o melhor serviço de webmail que existe.

Google Agenda

Praticamente é uma unanimidade entre os Youtubers de organização e produtividade. É muito versátil para professores e estudantes. Tem possibilidades de escrita e de anexação de arquivos em eventos do aplicativo, além de vários outros recursos.

Google Tarefas

Apesar da simplicidade, é versátil e sincronizado com o eco sistema do Google.
  • Organizo tarefas diárias como "My Tasks" e tarefas futuras como "Future Tasks".
  • Crio anotações, sub-tarefas e datas em qualquer dispositivo, onde quer que eu esteja.

Googe Keep

Não se enganem com a simplicidade deste app, ele segue o modelo de simplicidade e objetividade dos aplicativos Google.

O Google Keep tem umas limitações de número de caracteres por nota. Se ultrapassar, ele logo transforma a nota em um arquivo do Google Docs.

Também, separa as notas de texto e notas de lista. Mas os recursos dele como: desenho em nota, conversão de texto em figura e/ou áudio em texto, são fantásticos.

Não gosto de poluir o visual do Google Keep com tantos marcadores, até porque o sistema de busca interno dele é excepcional. As notas que estou usando deixo-as marcadas com o pin. Ele ainda permite arquivar notas e muito mais.

Google Docs e Google Apresentação

Como sou Professor de História, estes dois aplicativos são os que mais uso para preparar planos de aulas e materiais didáticos para as aulas.

Google Planilhas

Utilizo para acompanhamento de notas, desempenho, frequência dos alunos, entre outros usos.

Google Livros

A muito tempo que abandonei, toda e qualquer, leitura por meios físicos como jornais, revistas e livros pela leitura de textos através de meios eletrônico: artigos em blogs, sites, pdf e ebooks.

A praticidade deste tipo de leitura é incomparável!

Por exemplo, as partes destacadas nos ebooks armazenados no Google Livros tornam-se fichamentos neste aplicativo através de um arquivo do Google Docs aberto automaticamente dentro do Google Drive.

Google Drive

É um HD virtual com 15GB grátis para o usuário armazenar seus respectivos arquivos, além disso os arquivos criados a partir dos aplicativos do Google não ocupam espaço.

As pastas e/ou arquivos de trabalhos destaco com a "estrela" e/ou aplico o recém criado recurso do atalho para o Google Drive.

Aplicativos de apoio

  • Para anotações mais longas e em coleta de algumas informações utilizo o Evernote, na versão web somente pelo browser no PC. O Evernote tem conexão com inúmeros aplicativos, incluindo o Gmail, além de versátil Web Clipper.
  • Para preparar infográfico e outras artes, utilizo o Canva e/ou Google Desenho.
  • Para o blog, utilizo a plataforma Blogger do Google com um dos seus temas padrões.
  • Para os áudios, faço as conversões de texto para voz, com o Text 2 Voice.
  • Para comunicação com alunos utilizo uma fanpage do Facebook.
  • Para leitura o Pocket é um aplicativo que ajuda muito, porque elimina o excesso de propagandas nas páginas da Internet e, ainda, aprimora a experiência de leitura, além disso, permita salvar as páginas como favoritos. Ele é um aplicativo da Foundation Mozilla, proprietária do browser Firefox, que vem integrado e este navegador de Internet.
Sim, uso como browser padrão: o Firefox em um notebook com Linux, sistema operacional que uso desde 2006.

Ainda utilizo alguns outros aplicativos online úteis, como: gerenciador de senhas, social bookmarks para guardar favoritos, editores de imagem, agregador de feed RSS.

Utilizo, também, o versátil e multiplataforma aplicativo de mensagem Telegram. Com os bots do Telegram deixo de instalar vários apps que ocupariam espaço no smartphone; além de me comunicar com alguns contatos e de acompanhar vários canais e grupos.

É uma pena que um aplicativo tecnicamente tão limitado de recursos entre outras características tão negativas como o Whatsapp, tenha se popularizado no Brasil.

A organização dos meus estudos

É importante o professor continuar estudando. Neste aspecto para organização dos meus estudos, uso em conjunto os aplicativos do Google.

A parte de agendamento e tarefas fica por conta do Google Agenda e Google Tarefas. E a parte das disciplinas:
  • Abro uma pasta do curso no Google Drive com subpastas para cada disciplina, para onde importo os arquivos baixados do servidor do curso para o PC.
  • Uso o Google Keep para anotações, organizado pelas disciplinas e pinando as notas que estiver trabalhando.
  • No Google Docs e/ou no Google Apresentação já vou preparando o trabalho final a ser entregue.

A importância da organização para a produtividade

Assim com em várias áreas, na Educação é importante considerar a organização para a produtividade nas escolas e entre professores e estudantes.

Cada vez, mais há opções de aplicativos de organização, porem é bom considerar o quanto será que a curvatura para o aprendizado de um aplicativo vai ajudar ou tirar o foco da tarefa principal, que no caso é do estudo. Sem contar, as questões de limitações, praticidade e segurança dos dados armazenados nestes aplicativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Playlists de História

Introdução Os conteúdos em áudio, como podcasts , posts narrados e audiobooks , também, são importantes como transmissão de informação através da Internet. Entre seus benefícios à acessabilidade e a conveniência de pessoas, que preferem e/ou precisam ouvir ao invés de ler algum conteúdo. "O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos" (FREIRE). Também é capaz de permitir boas potencialidades para aplicação escolar. No caso do Ensino da História, uma das possibilidades é facilitar a absorção de conteúdos em textos com alunos, quer eles sejam deficientes ou não. Um outro fator do benefício do áudio para a Educação são os estudos científicos sobre a possibilidade de aprender dormindo, realizado pela Northwestern University, conforme artigo publicado pelo site Super Interessante , intitulado: Sim, é possível aprender dormindo . Além, disso: "É sempre bom tentarmos buscar variar os formatos dos conteúdos dos nossos blog e desprender-se

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al