Desde os tempos inicias de estudante, aprendi e me acostumei a dar importância para a organização.
Como estudante, cursei o tradicional ensino presencial e posteriormente o EAD. No período do Ensino a Distância, a tecnologia me ajudou muito na tarefa da organização dos estudos, e agora no magistério não está sendo diferente.
Vou compartilhar aqui, as minhas rotinas de organização durante o magistério.
Com o passar do tempo fui priorizando trabalhar com aplicativos online, que deixassem meus trabalhos em um servidor remoto (nas nuvens, termo popular na computação). A partir da evolução dos smartphones e tablets, passei a considerar o modo de sincronização entre eles e o PC.
Diante, disso os aplicativos do G Suite, da Google acabaram se tornando os ideais para meu uso. Hoje, principalmente, priorizo o G Suíte como minha suíte office padrão e vou usando outros aplicativos como apoio ao que faço dentro do G Suíte.
O trabalho na nuvem, também, me favorece ter a liberdade de não ficar dependente de um sistema operacional instalado em um dispositivo. Posso utilizar qualquer sistema operacional em qualquer dispositivo e ter lá todo os meus arquivos de trabalho a disposição.
Aplicativos para ser um Professor Organizado
Gmail
Sem dúvida, é o melhor serviço de webmail que existe.
Google Agenda
Praticamente é uma unanimidade entre os Youtubers de organização e produtividade. É muito versátil para professores e estudantes. Tem possibilidades de escrita e de anexação de arquivos em eventos do aplicativo, além de vários outros recursos.
Google Tarefas
Apesar da simplicidade, é versátil e sincronizado com o eco sistema do Google.
- Organizo tarefas diárias como "My Tasks" e tarefas futuras como "Future Tasks".
- Crio anotações, sub-tarefas e datas em qualquer dispositivo, onde quer que eu esteja.
Googe Keep
Não se enganem com a simplicidade deste app, ele segue o modelo de simplicidade e objetividade dos aplicativos Google.
O Google Keep tem umas limitações de número de caracteres por nota. Se ultrapassar, ele logo transforma a nota em um arquivo do Google Docs.
Também, separa as notas de texto e notas de lista. Mas os recursos dele como: desenho em nota, conversão de texto em figura e/ou áudio em texto, são fantásticos.
Não gosto de poluir o visual do Google Keep com tantos marcadores, até porque o sistema de busca interno dele é excepcional. As notas que estou usando deixo-as marcadas com o pin. Ele ainda permite arquivar notas e muito mais.
Google Docs e Google Apresentação
Como sou Professor de História, estes dois aplicativos são os que mais uso para preparar planos de aulas e materiais didáticos para as aulas.
Google Planilhas
Utilizo para acompanhamento de notas, desempenho, frequência dos alunos, entre outros usos.
Google Livros
A muito tempo que abandonei, toda e qualquer, leitura por meios físicos como jornais, revistas e livros pela leitura de textos através de meios eletrônico: artigos em blogs, sites, pdf e ebooks.
A praticidade deste tipo de leitura é incomparável!
Por exemplo, as partes destacadas nos ebooks armazenados no Google Livros tornam-se fichamentos neste aplicativo através de um arquivo do Google Docs aberto automaticamente dentro do Google Drive.
Google Drive
É um HD virtual com 15GB grátis para o usuário armazenar seus respectivos arquivos, além disso os arquivos criados a partir dos aplicativos do Google não ocupam espaço.
As pastas e/ou arquivos de trabalhos destaco com a "estrela" e/ou aplico o recém criado recurso do atalho para o Google Drive.
Aplicativos de apoio
- Para anotações mais longas e em coleta de algumas informações utilizo o Evernote, na versão web somente pelo browser no PC. O Evernote tem conexão com inúmeros aplicativos, incluindo o Gmail, além de versátil Web Clipper.
- Para preparar infográfico e outras artes, utilizo o Canva e/ou Google Desenho.
- Para o blog, utilizo a plataforma Blogger do Google com um dos seus temas padrões.
- Para os áudios, faço as conversões de texto para voz, com o Text 2 Voice.
- Para comunicação com alunos utilizo uma fanpage do Facebook.
- Para leitura o Pocket é um aplicativo que ajuda muito, porque elimina o excesso de propagandas nas páginas da Internet e, ainda, aprimora a experiência de leitura, além disso, permita salvar as páginas como favoritos. Ele é um aplicativo da Foundation Mozilla, proprietária do browser Firefox, que vem integrado e este navegador de Internet.
Sim, uso como browser padrão: o Firefox em um notebook com Linux, sistema operacional que uso desde 2006.
Ainda utilizo alguns outros aplicativos online úteis, como: gerenciador de senhas, social bookmarks para guardar favoritos, editores de imagem, agregador de feed RSS.
Utilizo, também, o versátil e multiplataforma aplicativo de mensagem Telegram. Com os bots do Telegram deixo de instalar vários apps que ocupariam espaço no smartphone; além de me comunicar com alguns contatos e de acompanhar vários canais e grupos.
É uma pena que um aplicativo tecnicamente tão limitado de recursos entre outras características tão negativas como o Whatsapp, tenha se popularizado no Brasil.
A organização dos meus estudos
É importante o professor continuar estudando. Neste aspecto para organização dos meus estudos, uso em conjunto os aplicativos do Google.
A parte de agendamento e tarefas fica por conta do Google Agenda e Google Tarefas. E a parte das disciplinas:
- Abro uma pasta do curso no Google Drive com subpastas para cada disciplina, para onde importo os arquivos baixados do servidor do curso para o PC.
- Uso o Google Keep para anotações, organizado pelas disciplinas e pinando as notas que estiver trabalhando.
- No Google Docs e/ou no Google Apresentação já vou preparando o trabalho final a ser entregue.
A importância da organização para a produtividade
Assim com em várias áreas, na Educação é importante considerar a organização para a produtividade nas escolas e entre professores e estudantes.
Cada vez, mais há opções de aplicativos de organização, porem é bom considerar o quanto será que a curvatura para o aprendizado de um aplicativo vai ajudar ou tirar o foco da tarefa principal, que no caso é do estudo. Sem contar, as questões de limitações, praticidade e segurança dos dados armazenados nestes aplicativos.
Artigo recomendado: Planejamento para Aula de História de 6º ao 9º Ano, do ALFABETINHO
Comentários
Postar um comentário