Napoleão Bonaparte não era descendente de uma família nobre, mas a Revolução Francesa em 1789 mudou o quadro da oficialidade do Exército francês, que destinava patentes militares mais baixas para quem não tinha origem nobre. E suas habilidades militares acabaram por facilitar sua trajetória política.
Durante as campanhas militares "a alimentação das tropas era uma questão das mais preocupantes já que, os atrasos no abastecimento de gêneros alimentícios poderiam ser fatais".
Este foi um dos problemas em conflitos militares que a França esteve envolvida após a Revolução Francesa, principalmente para além das fronteiras da França.
Demonstrando mais uma vez sua habilidade de comandante militar, Napoleão recorreu a uma novidade inventada poucos anos antes: a comida em conserva.No final do século XVIII, Nicolas Appert desenvolveu uma técnica para a preservação dos alimentos. Eles eram colocados em jarras de vidro, lacrados com rolha e selados com cera.Depois, eram fervidos para evitar que estragassem em um processo semelhante ao que ainda hoje é utilizado pelos artesãos de produtos como geleias e compotas caseiras ― com exceção da parte de selar com cera, é claro.A utilização da comida em vidros veio em boa hora, pois os franceses continuavam a avançar.
UNESA. História Moderna da formação do Sistema Internacional. Notas de aula. 2013. Digitalizado.
Comentários
Postar um comentário