Pular para o conteúdo principal

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame criado em 2002 e realizado pelo Inep com o objetivo de avaliar o conhecimento de pessoas que querem voltar a estudar e que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio até a idade adequada. E assim obter a cerificação do o Ensino Fundamental ou Médio para capacitar seguir os estudos.
O que é o ENCCEJA
Com a Certificação, as oportunidades no mercado de trabalho, serão maiores, além de que a Certificação do Encceja para Ensino Médio permitirá tentar o ingresso em uma faculdade e em concursos públicos.

Podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade sendo a idade mínima de:
  • 15 anos completos no dia de realização do exame para certificação do Ensino Fundamental
  • 18 anos completos no dia de realização do exame para certificação do Ensino Médio

A inscrição para as provas

A cada ano são divulgados editais sobre o exame do Encceja.

A inscrição no Encceja é gratuita e realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC. Os participantes devem ter registro no Cadastro de Pessoas Física (CPF) emitido pela Receita Federal para realizar a inscrição declaração parcial de proficiência. Além de informar documento de identidade e um e-mail válido.

ATENÇÃO: as pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas, o responsável pedagógico irá informar, na inscrição, o CPF, documento de identidade ou da identificação interna.

No momento da inscrição é preciso selecionar qual o tipo de prova que deseja fazer:
  • Encceja para Ensino Fundamental
  • Encceja para Ensino Médio

A realização das provas

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia (manhã e tarde).

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação.

Para o candidato obter o certificado é preciso obter um mínimo de 100 (cem) pontos em cada prova. Na Redação o candidato precisa obter uma uma pontuação de no mínimo 5 (cinco) pontos.

Conforme o resultado do Encceja, os participantes podem conseguir a Certificação do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência.

Como solicitar o Certificado do Encceja e/ou Declaração Parcial de Proficiência

A solicitação do certificado ou declaração de proficiência pode ser feita após a liberação dos resultados, entrando em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição.

É preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

A Declaração Parcial de Proficiência é uma garantia da isenção de provas para o caso de repetir o exame do Encceja no ano seguinte para a obtenção do Certificado.

Conteúdo das provas

As provas Encceja são estruturadas de acordo com áreas do conhecimento estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), se estabelecendo da seguinte forma:

Encceja Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como se preparar para o Encceja

Para garantir um bom desempenho no Encceja é preciso se empenhar nos estudos.

O Inep disponibiliza apostilas do Encceja com livro do estudante, separado por modalidade de ensino com todas as matérias cobradas no exame:
Dessa forma, os participantes podem conferir como as provas são elaboras e como as matérias costumam ser abordadas.

Outros modos são os estudos através de cursos, entre outros.

Rede CEJA

Rede CEJA - Ensino de Jovens e Adultos é um curso gratuito e parcialmente à distância, disponibilizado pela Fundação Cecierj, no Estado do Rio de Janeiro em escolas da Rede Estadual de Ensino, destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Como estudar no CEJA

O CEJA, não tem aulas regulares como nas escolas tradicionais. O aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações, que são provas realizadas toda vez em que se finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são sempre presenciais. Outros tipos de avaliações podem ser propostos pelos professores.

Material didático do CEJA

O material didático do CEJA é organizado em fascículos por disciplina, disponíveis nas escolas para empréstimo.

Além do material didático impresso, o aluno tem o apoio dos professores das diferentes disciplinas, seja presencialmente, em atendimentos nas escolas, ou virtualmente, pelo CEJA Virtual: a plataforma de estudos da Rede CEJA.

Outras alternativas de preparação para o Encceja

Para candidatos de outros Estados do Brasil é recomendável procurar a Secretarias de Educação do município ou do Estado.

Aulas de História

Estude neste blog Aulas de História e fique atento sobre como se comportar em dias de prova.
 
Também, é possível encontrar várias apostilas preparatórias para o Exame do Encceja na Livraria da Amazon.
 
Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al