Pular para o conteúdo principal

Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil

Em meio a disputas políticas, greves e levantes militares, o governo da Velha República (1889-1930) conseguiu comemorar o 1º Centenário da Independência do Brasil, em 1922.
O governo do presidente Epitácio Pessoa não poupou esforços nem recursos para fazê-lo. Mudou a face do Rio de Janeiro, então capital federal, para celebrar a data e sediar um importante evento a Exposição Universal do Rio de Janeiro. (FGV - CPDOC)

Epitacio Pessoa (1919).jpg Por Governo do Brasil/Musso - Galeria de Presidentes, Domínio público.

A então, capital do Brasil, o Rio de Janeiro foi saneada e embelezada para sediar a primeira das exposições universais depois da I Guerra Mundial. O presidente nomeou para prefeito do Distrito Federal, o famoso engenheiro Carlos Sampaio com o propósito de conduzir as mudanças no aspecto do Rio de Janeiro, que se iniciaram desde o governo do presidente Rodrigues Alves (1902 - 1906).

 
Ao assumir a prefeitura do Distrito Federal, em 1920, Carlos Sampaio deu continuidade à reforma iniciada por Pereira Passos, alguns anos antes; e executou um amplo programa de obras que previa, entre outras coisas, o desmonte do morro do Castelo. (Adaptação. SIMAS, 2020)

Exposição Internacional do Centenário da Independência

Foi uma exposição realizada no Rio de Janeiro entre 7 de setembro de 1922 e 23 de março de 1923.

Exposição do Centenário de 1922- Selo comemorativo.jpg Por Correio - Impresso por Pimenta de Mello & Cia. Rio - Selo Postal, Domínio público.

Participaram no total 14 países de 3 continentes:
  • Europa: Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda), República Checa Tchecoslováquia e Suécia
  • América: Argentina, Brasil, Estados Unidos da América e México
  • Ásia: Japão
Também, houve vários expositores representando todos os estados da federação, com os seguintes pavilhões: Administração, Alimentação, Estatística, Festas, Agricultura e Viação, Pequenas Indústrias, Grandes Indústrias, Caça e Pesca, Cervejaria Antarctica, Joias e Pavilhão de Honra de Portugal.

1ª Centenário da Independência do Brasil [Iconográfico] : exposição

Download do Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil

É a Biblioteca Nacional, que disponibiliza este álbum em seu acervo.

Tornando possível fazer o download do álbum em arquivo .pdf direto pelo link oficial do acervo da Biblioteca Nacional.

Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil
Capa do Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil

Download do álbum em pdf no link abaixo


Referencias:
COSTA, Elias. 7 de Setembro de 1922 o Centenário da Independência do Brasil. Diário GM. 2019. Disponível em:<https://www.diariogm.com.br/cultura/7-de-setembro-de-1922-o-centenario-da-independencia-do-brasil>. Acesso em: 1 agosto 2020.
FGV - CPDOC. Centenário da Independência. A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. Disponível em:<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CentenarioIndependencia>. Acesso em: 1 agosto 2020.
SIMAS, Daniele. O desmonte do Morro do Castelo. 2020. Biblioteca Nacional. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/desmonte-morro-castelo>. Acesso em: 1 agosto 2020.
WIKIPÉDIA. Exposição Internacional do Centenário da Independência. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Exposi%C3%A7%C3%A3o_Internacional_do_Centen%C3%A1rio_da_Independ%C3%AAncia>. Acesso em 1 agosto 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al...

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução...

Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018

A norma da ABNT NBR 6023 para referências bibliográficas, foi atualizada e já está em vigor desde o dia 14/11/2018. Está edição ficou mais robusta que a anterior era de 2002. O Portal de Periódicos da UFSC compilou algumas das mudanças mais significativas, mas é importante acentuar que esta compilação não dispensa a consulta da norma na íntegra . Apesar da norma já está em vigor, a ABNT não prevê prazo de adaptação. Quem automatiza a construções de referências através de gerenciadores bibliográficos como: o MORE , será preciso aguardar as atualizações; ou em demais aplicativos semelhantes ( Zotero , Mendeley, Google Acadêmico, Paperpile, etc.), portais como o Scielo, bem como para softwares de processamento do texto (Microsoft Word, LibreOffice, etc.) terão que acompanhar as atualizações, extensões e plugins adaptados a nova norma da ABNT 6023. ATENÇÃO:   Para os trabalhos acadêmicos a partir da data em vigor, é importante conferir com a Instituição de Ensino...