Em meio a disputas políticas, greves e levantes militares, o governo da Velha República (1889-1930) conseguiu comemorar o 1º Centenário da Independência do Brasil, em 1922.
O governo do presidente Epitácio Pessoa não poupou esforços nem recursos para fazê-lo. Mudou a face do Rio de Janeiro, então capital federal, para celebrar a data e sediar um importante evento a Exposição Universal do Rio de Janeiro. (FGV - CPDOC)
Por Governo do Brasil/Musso - Galeria de Presidentes, Domínio público.
A então, capital do Brasil, o Rio de Janeiro foi saneada e embelezada para sediar a primeira das exposições universais depois da I Guerra Mundial. O presidente nomeou para prefeito do Distrito Federal, o famoso engenheiro Carlos Sampaio com o propósito de conduzir as mudanças no aspecto do Rio de Janeiro, que se iniciaram desde o governo do presidente Rodrigues Alves (1902 - 1906).
Ao assumir a prefeitura do Distrito Federal, em 1920, Carlos Sampaio deu continuidade à reforma iniciada por Pereira Passos, alguns anos antes; e executou um amplo programa de obras que previa, entre outras coisas, o desmonte do morro do Castelo. (Adaptação. SIMAS, 2020)
Veja algumas fotos da demolição do Morro do Castelo.
Exposição Internacional do Centenário da Independência
Foi uma exposição realizada no Rio de Janeiro entre 7 de setembro de 1922 e 23 de março de 1923.
Participaram no total 14 países de 3 continentes:
- Europa: Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda), República Checa Tchecoslováquia e Suécia
- América: Argentina, Brasil, Estados Unidos da América e México
- Ásia: Japão
Também, houve vários expositores representando todos os estados da federação, com os seguintes pavilhões: Administração, Alimentação, Estatística, Festas, Agricultura e Viação, Pequenas Indústrias, Grandes Indústrias, Caça e Pesca, Cervejaria Antarctica, Joias e Pavilhão de Honra de Portugal.
Download do Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil
É a Biblioteca Nacional, que disponibiliza este álbum em seu acervo.
Tornando possível fazer o download do álbum em arquivo .pdf direto pelo link oficial do acervo da Biblioteca Nacional.
Capa do Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil |
Download do álbum em pdf no link abaixo
Referencias:
COSTA, Elias. 7 de Setembro de 1922 o Centenário da Independência do Brasil. Diário GM. 2019. Disponível em:<https://www.diariogm.com.br/cultura/7-de-setembro-de-1922-o-centenario-da-independencia-do-brasil>. Acesso em: 1 agosto 2020.
FGV - CPDOC. Centenário da Independência. A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. Disponível em:<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CentenarioIndependencia>. Acesso em: 1 agosto 2020.
SIMAS, Daniele. O desmonte do Morro do Castelo. 2020. Biblioteca Nacional. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/desmonte-morro-castelo>. Acesso em: 1 agosto 2020.
WIKIPÉDIA. Exposição Internacional do Centenário da Independência. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Exposi%C3%A7%C3%A3o_Internacional_do_Centen%C3%A1rio_da_Independ%C3%AAncia>. Acesso em 1 agosto 2020.
Comentários
Postar um comentário