"Os ESTILOS DE APRENDIZAGEM são maneiras que uma pessoa utiliza para conseguir aprender o que lhe é proposto. Tais estilos são únicos e pessoais, pois cada pessoa apresenta facilidade com um determinado estilo e dificuldade em outros." (DANTAS)
Os estilos de aprendizagem, segundo Piaget, acontecem em processos que acompanham o ser humano durante toda a vida. São processos inter-relacionados que irão se desenvolver juntamente com a maturação cerebral. Esses processos são influenciados por múltiplos aspectos, os aspectos psicológicos, sociais, ambientais e genéticos. A estimulação precoce e de diferentes formas propicia ao indivíduo a experimentação. Por meio de tentativas, erros e acertos, o indivíduo irá aumentar seu repertório de comportamentos. Como seres distintos, cada um aprende de modo particular como auditivos, visuais e sinestésicos. (WIKIPÉDIA)
A ideia de estilos de aprendizagem individualizados tornou-se popular na década de 1970, e influenciou muito a educação. Conhecendo estas teorias é possível tornar as metodologias de ensino mais eficientes afim de atingirem o resultado desejado.
O infográfico abaixo ilustra teoria acerca dos ESTILOS DE APRENDIZAGEM:
Fonte: INFOGRÁFICO: QUAL SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM? | Lendo.org |
Referências:
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Estilos de Aprendizagem"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao/estilos-aprendizagem.htm>. Acesso em 12 de julho de 2020.
WIKIPÉDIA. Estilos de aprendizagem. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilos_de_aprendizagem>. Acesso em: 12 julho 2020.
Comentários
Postar um comentário