O Neoclássico se consolidou na França depois da Revolução Francesa (1789). As descobertas arqueológicas das cidades romanas de Herculano e Pompeia, somadas a um maior poder de reprodução e difusão de descobertas e de ideias, repercutiu bastante para este estilo de arte.
Novos fatores surgiram durante o seu predomínio:
- Revolução Industrial (meados do séc. XVIII): Repercutiu negativamente para tradições como a do artesanato. E progressivamente foi transformando a vida, principalmente nas grandes cidades.
- Revolução Francesa (1789): No epílogo do Absolutismo na França, a burguesia já era fundamental para a economia. Filósofos como Rousseau e Voltaire pediam liberdade e respeito à vontade do povo (3° Estado: burguesia, camponeses e camadas populares).
- Independência Americana (1783): Serviu de inspiração para as independências das colônias da Europa nas Américas.
- O Iluminismo (séc. XVIII): Conhecido do "A era da razão", desenvolveu-se na França com uma série de ideias que tiveram como objetivo combater a ignorância e o obscurantismo. As ciências desenvolviam-se dando continuidade ao racionalismo proposto por Descartes. Foi um movimento intelectual, com base nas ideias de progresso, liberdade e valorização do homem.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro: cartão postal do séc. XX |
No Teatro Municipal do Rio de Janeiro
há várias características da arte neoclássica. Entre outros, aspectos
presentes nas colunas com detalhes da civilizações da Antiguidade da
Europa.
Adaptação: UNIVERSIDADE ESTÁCIO. Aula 2. Estética e História da Arte Contemporânea. 2013-2015. 18f. Notas de aula. Digitalizado.
Leitura recomendada:
Comentários
Postar um comentário