Pular para o conteúdo principal

As influências da Belle Époque na Cultura e Tecnologia

Alguns autores associam a Revolução Industrial (1760) uma aceleração do desenvolvimento tecnológico e de muitos outros.
Por conta da necessidade de especialização de mão-de-obra para o setor industrial, no século XIX, iniciou-se a educação em massa por meio dos correios e ferrovias. (GONÇALVES, 2015)
Desde o final séc.XIX, começou um período conhecido como "Pax Britannica". Durante a Era Vitoriana (1837 - 1901), a Inglaterra não se envolveu em nenhum grande conflito que pusesse, de alguma forma, prejudicar sua politica e economia interna.

Este período foi primordial para a retomada da aceleração do desenvolvimentismo em vários setores. Este período ficou conhecido como Belle Épque.

A ascensão da burguesia, o fortalecimento do capitalismo e o desenvolvimento industrial, provocaram várias mudanças nas mentalidades e no comportamento.

A arte e a cultura na Belle Époque

A arte tornou-se um fator muito importante no período da Belle Époque. Surgiram movimentos novos tais como: impressionismo, fauvismo, cubismo e a art nouveau, entre outros. Eram uma forma de expressão diferente, com uso de cores e expressão do artista e de sua visão.

Henri de Toulouse-Lautrec 005.jpg Por Henri de Toulouse-Lautrec - Domínio público.

Paris se tornou um modelo para o mundo, por seu estilo de vida, refinamento, cultura, música, liberdade. Passaram a inspirar mudanças no mundo inteiro - até no Brasil.

Simbolizando modernidade, a Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889, por ocasião das comemorações do 1º centenário da Revolução Francesa, durante a Exposição Universal de Paris, tendo a participação do Brasil.
As exposições internacionais condensaram o que o século XIX entendeu como modernidade: o progresso construído sobre a ciência e a indústria; a liberdade entendida como livre mercado; o cosmopolitismo baseado na idéia de que o conhecimento humano e a produção seriam transnacionais, objetivos e sem limites. (FGV - CPDOV)

A fotografia e o cinema na Belle Époque

A invenção da fotografia (1826) e depois o  cinema (1895) tornaram a arte diferente pois a realidade passou a ser fielmente retratada.

No Brasil, o Imperador Dom Pedro II era um admirador da fotografia e deixou um acervo de como os álbuns de família, que constituem uma ferramenta fundamental para a recuperação da história imperial brasileira.

Família Imperial por Otto Hees-Restoration.jpg Por Otto Hees (1870-1940) - Argon, Maria de Fátima Moraes (org.). Text of Pedro Karp Vasquez. Família Imperial - Álbum de retratos. Petrópolis: Museu Imperial, 2002 (plus CD-ROM), Domínio público.

Invenções tecnológicas durante Belle Époque

O avanço científico e tecnológico foi rápido e de grande importância para os acontecimentos vindouros do séc. XX.

Nesse período de desenvolvimento e modernidade, mais inovações tecnológicas como: telefone, telégrafo sem fio, bicicleta, automóvel, avião, contribuíram para uma nova sociedade; e passaram a ser apresentados nas Exposições Internacionais. Foi uma ideia do Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria para exposição de produtos manufaturados.

A primeira Exposição Internacional foi realizada no Palácio de Cristal, em Hyde Park, Londres, Reino Unido, em 1851, sob o título de "Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações".

Crystal Palace - Queen Victoria opens the Great Exhibition.jpg
Rainha Vitória abre a Grande Exposição no Palácio de Cristal em Hyde Park, Londres, em 1851. Domínio Público.

Nota do autor: Esta publicação é baseada em trabalhos de conclusão de curso deste autor.

Referências:
FGV - CPDOV. Exposições Universais. A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CentenarioIndependencia/ExposicoesUniversais>. Acesso em: 19 jul 2020.
GONÇALVES, S. A. Claudia Cristine. A Educação a Distância no Brasil: na Correspondência ao E-learning. In: EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Grupo de trabalho. Curitiba: PUC PR, 2015. p. 35858 - 35874. Disponível em:
UNESA. História Contemporânea I. 2014. Material Didático. Digital.
WIKIPÉDIA. Exposição mundial. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Exposi%C3%A7%C3%A3o_mundial>. Acesso em: 19 jul 2020.
_____. Torre Eiffel. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel>.Acesso em: 19 jul 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Playlists de História

Introdução Os conteúdos em áudio, como podcasts , posts narrados e audiobooks , também, são importantes como transmissão de informação através da Internet. Entre seus benefícios à acessabilidade e a conveniência de pessoas, que preferem e/ou precisam ouvir ao invés de ler algum conteúdo. "O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos" (FREIRE). Também é capaz de permitir boas potencialidades para aplicação escolar. No caso do Ensino da História, uma das possibilidades é facilitar a absorção de conteúdos em textos com alunos, quer eles sejam deficientes ou não. Um outro fator do benefício do áudio para a Educação são os estudos científicos sobre a possibilidade de aprender dormindo, realizado pela Northwestern University, conforme artigo publicado pelo site Super Interessante , intitulado: Sim, é possível aprender dormindo . Além, disso: "É sempre bom tentarmos buscar variar os formatos dos conteúdos dos nossos blog e desprender-se

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al