Pular para o conteúdo principal

O que é o READY MADE de MARCEL DUCHAMP

O Ready Made é um termo criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para uma criação artística, de algo que já pronto.
Na criatividade nada é completamente original; tudo o que se pode criar é baseado em um objeto, ideia, teoria, tendência ou arte já existente, seja na forma como o indivíduo é influenciado, como utiliza suas referencias ou na criação propriamente dita. (ZAMANA, 2015)
O objetivo inicial do Ready Made foi designar um tipo de marcação em objetos produzidos em massa e sem critérios estéticos pata serem exposições de arte. Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de Bicicleta).

Por meio do Ready Made, Marcel Duchamp iniciou um debate sobre a relação obra/artista, afirmando não acreditar na função criativa do artista. Para ele, o artista é um homem como qualquer outro e seu trabalho consiste em fazer certas coisas. Segundo ele, antigamente, eles os artistas eram chamados de artesãos.

Marcel Duchamp acrescentava frases breves em suas obras de Ready Made. A obra de Marcel Duchamp “Fonte” representa um mictório de porcelana, no qual o artista escreveu “R. Mutt” - “R. Mudo”, tendo-a submetido à Sociedade de Artistas Independentes, e inaugurando assim o conceito de Ready Made.

Fontaine-Duchamp.jpg 

Por Micha L. Rieser, Attribution

Em outros momentos, ele inventava um “Ready Made recíproco” como um Rembrandt na forma de tábua de passar roupa, simbolizando a contradição entre arte e Ready Made.

Outro aspecto constitutivo do Ready Made era a sua falta de originalidade, pois a reprodução de um Ready Made transmitia a mesma mensagem que o original.
 
Em outros momentos, ele inventava um “Ready Made recíproco” como um Rembrandt na forma de tábua de passar roupa, simbolizando a contradição entre arte e Ready Made.

Outro aspecto constitutivo do Ready Made era a sua falta de originalidade, pois a reprodução de um Ready Made transmitia a mesma mensagem que o original.

As origens do Ready Made

O Ready Made teve origens no Pop Art durante a institucionalização do modernismo. Os artistas do modernismo tiveram acesso à arte de vanguarda do século precedente e do início do século XX, por meio dos diversos museus, escolas de arte e revistas de arte que consolidaram sua importância no sistema de arte.

Especificamente, o Dadaísmo e o Surrealismo tiveram muita importância no desenvolvimento do Pop Art. O Dadá adotava o niilismo e a estética antiarte como reação à Primeira Guerra Mundial. Já o Surrealismo, que se baseava no Dadá, queria revolucionar a consciência humana, a partir do reconhecimento dos impulsos básicos do inconsciente.
[...] Também várias de suas técnicas foram adotadas pela pop art, como as colagens a partir de revistas e a fotomontagem (ou mesmo o ready-made, que rejeitou a ideia de que a arte é uma forma de artesanato). (UNESA, 2020)
Marcel Duchamp foi um dos principais artistas dadaístas, tendo inclusive utilizado o pseudônimo feminino Rrose Sélavy, em muitas de suas obras como uma forma de protesto.

Apropriação do Ready Made

A apropriação, a partir do conceito de Ready Made de Marcel Duchamp, significa uma uma relação direta. Eles não são escolhidos ao acaso, inclusive tendo em vista dificultar a separação entre o objeto preexistente e a obra.

Duchamp concretizou, dessa forma, uma arte de adicionar uma “coisa” em um objeto de arte.

Artigo recomendado: A História do Design Gráfico

Referências:
READY-MADE . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5370/ready-made>. Acesso em: 20 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.
UNESA. Antecedentes históricos do pop. 2014. Notas de aula. Arquivo digital.
_____. Aula 6 – Dadaísmo, Surrealismo e Anti-arte. ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
CONTEMPORÂNEA. 2014. Notas de aula. Arquivo digital.
ZAMANA, Felipe. Criatividade Ready Made. O conceito de Marcel Duchamp na criatividade. 2015. Disponível em: <https://medium.com/@felipezamana/criatividade-ready-made-f4e78deeb4f6>. Acesso em: 20 agosto 2020.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al