Pular para o conteúdo principal

9 obras da literatura brasileira que foram adaptadas para o cinema

Se você está estudando para o vestibular, sabe que diversos clássicos da literatura brasileira são cobrados em algumas provas, não é mesmo? Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, Quincas Borba, de Machado de Assis, Angústia, de Graciliano Ramos, são obras de leitura obrigatória.

Para esses exames, nada substitui a leitura da obra na íntegra. Porém, caso você precise de um empurrãozinho para começar a leitura ou queira mais detalhes sobre esses livros, uma boa indicação é procurar produções cinematográficas inspiradas nesses clássicos.

Para te ajudar, listei 9 clássicos na literatura brasileira que foram adaptados para o cinema. Confira:

1 - O Auto da Compadecida

O filme é uma adaptação da peça teatral "O Auto da Compadecida", escrita por Ariano Suassuna, em 1955. O longa, lançado nos anos 2000, foi originalmente uma minissérie produzida pela Rede Globo, com a participação de outros personagens que não estão na trama original, assim como a adição de elementos de outras obras de Suassuna.

Sinopse: O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.

2 - Capitães da Areia

Inspirado no livro de mesmo nome, esse filme foi lançado em 2011 e dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado, autor da obra, como uma forma de homenagear o avô. "Capitães da Areia" foi escrito em 1937 por Amado e conta a história de meninos de rua da cidade de Salvador.

Sinopse: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.

3 - Macunaíma

Publicado em 1928 por Mario de Andrade, "Macunaíma" é uma das adaptações cinematográficas brasileiras mais conhecidas. O filme, lançado em 1968 e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Sinopse: As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.

Dica extra: Em busca de bolsas de estudo? A Quero Bolsa oferece oportunidades nas principais universidades do país.

4 - Lisbela e o Prisioneiro

Lançada como uma peça de teatro em 1964, a obra foi escrita por Mário Jorge Mattos para mostrar a rebeldia contra o autoritarismo presente em algumas regiões no nordeste. Com algumas adaptações, o filme de "Lisbela e o Prisioneiro" foi lançado em 2008 e dirigido por Guel Arraes, o mesmo diretor de "O Autor da Compadecida".

Sinopse: A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado.

5 - Memórias Póstumas

Inspirado em um dos livros mais famosos de Machado de Assis, o filme "Memórias Póstumas" foi lançado em 2001 conta com citações literais da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Sinopse: O filme é uma adaptação da obra de Machado de Assis. O defunto-autor Brás Cubas decide escrever sobre as passagens mais importantes de sua vida. A ironia e inteligência do livro estão presentes no filme, assim como os costumes e a paisagem do Rio de Janeiro antigo.

6 - Morte e Vida Severina

Lançado em 1977, com um especial para a televisão em 1981, o filme "Morte e Vida Severina" é inspirado na obra de mesmo nome. Nela, é contada a vida e os sofrimentos de Severino, um retirante nordestino. Escrito por João Cabral de Melo Neto, o livro foi publicado originalmente em 1955.

Sinopse: Severino é um retirante nordestino que foge da miséria do sertão e atravessa o agreste e a Zona da Mata.

7 - Vidas Secas

Um dos mais conhecidos do movimento Cinema Novo, "Vidas Secas" é inspirado no livro de nome homônimo de Graciliano Ramos. Assim como Macunaíma, esse filme também é considerado um dos 100 melhores produções cinematográficas brasileiras pela Abraccine.

Sinopse: A história de uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

Dica extra: Gosta de letras? Confira algumas oportunidades para cursar letras.

Letras no Rio de Janeiro

Letras em São Paulo

Letras em Minas Gerais

8 - A Hora da Estrela

Baseado em um clássico de Clarice Lispector, o filme "A Hora da Estrela" foi lançado em 1985 e dirigido por Suzana Amaral. Também é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros e conquistou um Urso de Prata do concorrido Festival de Berlim.

Sinopse: Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela mora em uma pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém, a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa.

9 - Orfeu Negro

O Orfeu Negro é uma produção cinematográfica inspirado na peça teatral "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Morais. Filme ítalo-franco-brasileiro, "Orfeu Negro" foi o primeiro produzido em língua portuguesa a conquistar o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França, em 1960.

Sinopse: No Carnaval, Orfeu, condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte. O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira e a Morte acompanha tudo de perto.

Extra: Dom Casmurro

Apesar de existirem outras adaptações cinematográficas, em 2008, a Rede Globo produziu uma minissérie sobre Dom Casmurro. Com o nome de Capitu, a produção foi uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, autor da obra.

Autor: Dennis Santos da Silva (Quero Bolsa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al