Pular para o conteúdo principal

Tratados e fronteiras que formaram o território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII


Os portugueses ampliaram as fronteiras do Brasil ocupando o território,mas foi preciso uma série de tratados para oficializar juridicamente a situação.

Os principais tratados internacionais assinados por Portugal para afixação das fronteiras do Brasil foram:
  • Tratado de Utrecht (1713): assinado entre Portugal e França. Estabelecia que o rio Oiapoque, no extremo norte da colônia, seria o limite de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
  • Tratado de Utrecht (1715): assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Colônia do Sacramento pertenceria ao Brasil. Houve, porém resistência dos espanhóis que lá moravam.
  • Tratado de Madri (1750): assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Colônia do Sacramento pertenceria aos espanhóis e a região dos Sete Povos das Missões (que ocupava parte do atual estado do Rio Grande do Sul) pertenceria aos portugueses. O tratado de Madri não pôde ser cumprido, pois jesuítas e índios guaranis dos aldeamentos dos Sete Povos das Missões não aceitaram o controle português. Houve violenta guerra (Guerra Guaranítica) contra a ocupação portuguesa. Diante dessa situação, Portugal também não entregou à Espanha a Colônia do Sacramento.
  • Tratado de Santo Ildefonso (1777): assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Espanha ficaria com a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões. Mas a Espanha devolveria a Portugal terras que, nesse período, havia ocupado no atual estado do Rio Grande do Sul. O Tratado de Santo Ildefonso foi considerado desvantajoso pelos portugueses, que perdiam a Colônia do Sacramento e não recebiam quase nada em troca.
(Texto referente a aula de História do Brasil para o Pré-vestibular Comunitário Ganga Zumba, sobre A constituição do território brasileiro e as reformas de Marques de Pombal.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al...

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução...

Novas regras para Norma da ABNT 6023 a partir de 2018

A norma da ABNT NBR 6023 para referências bibliográficas, foi atualizada e já está em vigor desde o dia 14/11/2018. Está edição ficou mais robusta que a anterior era de 2002. O Portal de Periódicos da UFSC compilou algumas das mudanças mais significativas, mas é importante acentuar que esta compilação não dispensa a consulta da norma na íntegra . Apesar da norma já está em vigor, a ABNT não prevê prazo de adaptação. Quem automatiza a construções de referências através de gerenciadores bibliográficos como: o MORE , será preciso aguardar as atualizações; ou em demais aplicativos semelhantes ( Zotero , Mendeley, Google Acadêmico, Paperpile, etc.), portais como o Scielo, bem como para softwares de processamento do texto (Microsoft Word, LibreOffice, etc.) terão que acompanhar as atualizações, extensões e plugins adaptados a nova norma da ABNT 6023. ATENÇÃO:   Para os trabalhos acadêmicos a partir da data em vigor, é importante conferir com a Instituição de Ensino...