Pular para o conteúdo principal

Letrista do HINO NACIONAL BRASILEIRO é de PATY DO ALFERES

O autor da letra do HINO NACIONAL BRASILEIRO, Joaquim Osório Duque-Estrada nasceu em Pati do Alferes, antigo município de Vassouras - RJ, em 29 de abril de 1870. Era filho do tenente-coronel Luís de Azeredo Coutinho Duque-Estrada e de Mariana Delfim Duque-Estrada. Era afilhado do general Osório, marquês do Herval.

Foi professor, poeta, ensaísta, crítico e teatrólogo.

Joaquim Osório Duque-Estrada (poeta brasileiro).jpg

Por livro Flora de Maio, de Osório Duque-Estrada, 1902 - Scam do livro Flora de Maio, de Osório Duque-Estrada, 1902. Domínio público.

Estudou na capital do antigo império, Rio de Janeiro. Matriculou-se em 1882 no imperial Colégio Pedro II, onde recebeu o grau de bacharel em letras, em dezembro de 1888. Em 1886, ao completar o 5º ano do curso, publicou o primeiro livro de versos: Alvéolos. Começou a colaborar na imprensa, em 1887, escrevendo os primeiros ensaios na Cidade do Rio, como um dos auxiliares de José do Patrocínio na Campanha da Abolição. Em 1888 alistou-se também nas fileiras republicanas, ao lado de Silva Jardim, entrando para o Centro Lopes Trovão e o Clube Tiradentes, de que foi 2º secretário. No ano seguinte foi para São Paulo, a fim de se matricular na Faculdade de Direito, entrando nesse mesmo ano para a redação do Diário Mercantil. Abandonou o curso de Direito em 1891 para se dedicar à diplomacia, sendo então nomeado 2º secretário de legação no Paraguai, onde permaneceu por um ano. Regressou ao Brasil, abandonando de vez a carreira diplomática.

Fixou residência em Minas Gerais, de 1893 a 1896, onde redigiu o Eco de Cataguazes.

Nos anos de 1896, 1899 e 1900 foi sucessivamente inspetor geral do ensino, por concurso; bibliotecário do Estado do Rio de Janeiro e professor de francês do Ginásio de Petrópolis, cargo que exerceu até voltar para a cidade do Rio de Janeiro, em 1902, sendo nomeado regente interino da cadeira de História Geral do Brasil, no Colégio Pedro II.Deixou o magistério em 1905, voltando a colaborar na imprensa, em quase todos os diários do Rio de Janeiro. Entrou para a redação do Correio da Manhã, em 1910, dirigindo-o por algum tempo, durante a ausência de Edmundo Bittencourt e Leão Veloso. Foi nesse período que criou a seção de crítica Registro Literário, mantida, de 1914 a 1917, no Correio da Manhã; de 1915 a 1917, no Imparcial; e, de 1921 a 1924, no Jornal do Brasil.

Como poeta, não fez nome literário, a não ser pela autoria da letra do Hino Nacional.

Foi eleito em 25 de novembro de 1915 para a Cadeira nª 17 da Acadêmica Brasileira de Letras, na sucessão de Sílvio Romero, sendo recebido em 25 de outubro de 1916 pelo acadêmico Coelho Neto.

Faleceu no Rio de janeiro, RJ, em 5 de fevereiro de 1927.

Hino Nacional Brasileiro

O Hino Nacional é um dos quatro símbolos oficiais que representam a República Federativa do Brasil, implementados pela Lei n° 5.700, de 1º de setembro de 1971, para representar a união do nosso país:
  • Bandeira
  • Brasão
  • Selo
  • Hino
A primeira vez que foi executada a musica do Hino Nacional, foi em 13 de abril de 1831.



A música foi composta por Francisco Manuel da Silva (1795-1865) em 7 de abril de 1831, data da abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho D. Pedro II. O compositor, maestro e professor foi fundador do Conservatório do Rio de Janeiro (atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e patrono da Academia Brasileira de Música. (BIBLIOTECA NACIONAL, 2020)

José Correia de Lima - Maestro Francisco Manuel ditando o Hino Nacional.jpg Por José Correia de Lima - Scan: XEXÉO, Pedro, ABREU, Laura. A Missão Artística Francesa: coleção Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, 2007, p.94. Domínio público.

Com a Proclamação da República, em 1889 a mesma música do hino monarquista se manteve; mas em 22 de novembro de 1889 foi aberto um concurso oficial para escolha do novo hino brasileiro pelo Ministério do Interior, chefiado por Aristides Lobo, e idealizado por José Rodrigues Barbosa: fizeram parte da comissão além do próprio Rodrigues Barbosa, Leopoldo Miguez, Alfredo Bevilacqua, Rodolfo Bernardelli e Rodolfo Amoedo.
O concurso de 1889 previa a participação de músicos "eruditos e populares"; temendo a inserção de ritmos africanos em tal certame. (WIKIPÉDIA)
Em 1890, o governo oficializou apenas a parte instrumental do Hino.

Um outro concurso foi realizado em 1909 para escolher a letra que deveria acompanhar a composição musical já aceita como a oficial do Hino Nacional. A letra escolhida foi a de Joaquim Osório Duque-Estrada.

A letra do Hino Nacional Brasileiro é um poema, onde em dois versos é feita uma referência à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias: Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores.

O poema de Joaquim Osório Duque-Estrada foi oficializado como letra em setembro de 1922, por ocasião da comemoração do 1º Centenário da Independência do Brasil.

Hino Nacional Brasileiro (partitura).jpg Por Governo do Brasil - Governo do Brasil, Domínio público.

Legislação do Hino Nacional

O Hino Nacional pode ser executado em ocasiões, como: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais. Mas, existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do Hino Nacional.

A Lei dos Símbolos Nacionais, especifica aspectos a serem cumpridos durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, como:
Segundo o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não). (Adaptação: WIKIPÉDIA)

Execução semanal em escolas de ensino fundamental

Em 2009 o Congresso Nacional aprovou e foi sancionada a lei 12.031 que incluiu o parágrafo único no artigo 39 da Lei dos Símbolos Nacionais, tornando obrigatória a execução do Hino Nacional, uma vez por semana, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental.

Hino Nacional Brasileiro Decifrado


Atividade para reforçar a importância do Hino Nacional Brasileiro

Um exemplo é das professoras da Escola Municipal Recanto Feliz, de Francisco Beltrão (PR), pensando na complexidade da letra do nosso Hino Nacional, principalmente paras as crianças, aproveitaram o Dia Nacional do Hino Brasileiro, celebrado em 13 de abril, para desenvolveram certas atividades com alunos para destacar a importância e o respeito ao Hino Nacional, para que jamais possa ser esquecido.

Dia Nacional do Hino Brasileiro, celebrado em 13 de abril

Leitura recomenda:
Referência:
BIBLIOTECA NACIONAL. Hino Nacional, ou Hino 7 de abril... 2020. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/hino-nacional-ou-hino-7-abril>. Acesso: 27 julho 2020.
ESCOLA RECANTO FELIZ. Atividade reforça a importância do Hino Nacional Brasileiro. 2019. Disponível em: <https://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/285172/atividade-reforca-a-importancia-do-hino-nacional-brasileiro>. Acesso: 26 julho 2020.
WIKIPÉDIA. Hino Nacional Brasileiro. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro>. Acesso: 26 julho 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al