Por um Projeto de Lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 2010, Manoel Congo passou a ser considerado Herói do Estado do Rio de Janeiro.
Acompanhe abaixo o trabalho produzido para o curso de extensão curricular: História do Brasil Afrodescendente, da Fundação CECIERJ, em 2020. A História de Manoel Congo e a fuga de escravos comandada por ele em busca da liberdade, que começou na Fazenda Freguesia em Paty do Alferes, RJ em 1838.
Para converter textos em áudio usei a ferramenta Text 2 Voice, particionando os textos por cada slide.
Já vinha utilizando este recurso de áudio em outros trabalhos aqui neste blog para excertos de textos de História. Mas os usos pedagógicos dos áudios vão muito além e atendem. também, aos alunos com alguma deficiência visual.
Elaboração da atividade dos alunos utilizando as TICs
Inicialmente, pensei em alguma atividade utilizando os infográficos, mas pesquisando achei bem interessante em adaptar o projeto do Colégio Agostiniano São José (SP), que utiliza o Google Sites como ferramenta em sala de aula.
Depois de uma coleta de fontes, em visitas fśicas e/ou virtuais, assim como outros materiais referente a escravidão na região os alunos pudessem montar um um projeto no Google Site.
Referências:
Acompanhe abaixo o trabalho produzido para o curso de extensão curricular: História do Brasil Afrodescendente, da Fundação CECIERJ, em 2020. A História de Manoel Congo e a fuga de escravos comandada por ele em busca da liberdade, que começou na Fazenda Freguesia em Paty do Alferes, RJ em 1838.
Vídeo sobre parte da antiga Fazenda Maravilha, que serviu como rota de fuga dos escravos liderados por Manoel Congo.
Ensino de História da África e de História e Cultura Afro-Brasileira
A Lei 10.639/2003, tornou obrigatório o Ensino de História da África e de História e Cultura Afro-Brasileira, trouxe desafios interessantes para historiadores e professores de história.Um dos desafios, sentido especialmente nos primeiros anos após a promulgação da lei e que vai sendo vencido pouco a pouco, é a escassez de material didático sobre as relações étnico-raciais. [...] considerando especialmente sua disponibilização em formato eletrônico, preferencialmente na internet. (ALBERTI, 2012)
Verena Alberti, também, propõe para o Ensino de História:
[...] parte de alguns pressupostos que concernem, de um lado, ao ensino de história e, de outro, ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na elaboração de conteúdo pedagógico. Em seguida, apresenta algumas possibilidades de aplicação, com fontes e tarefas a serem executadas pelos alunos. (ALBERTI, 2012)
Sendo assim, resolvi planejar uma aula para meus alunos de rede municipal de Paty do Alferes a utilizando esta proposta, acerca do tema da Abolição da Escravidão no Brasil (1888) e de como a nossa região está inserida neste contexto de luta pela liberdade dos escravos no Brasil.
Detalhe do decreto imperial que declarou extinta a escravidão no Brasil, fonte Biblioteca Nacional |
Coincidentemente, um dos textos trabalhados no curso: História do Brasil Afrodescendente, da Fundação CECIERJ, em 2020 - foi um artigo da mesma autora: Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira, de Verena Alberti. O qual na tarefa destaquei alguns pontos a serem trabalhados em sala de aula, relacionado com a cidade de Paty do Alferes e a região onde a mesma está localizada - área de importante produção cafeeira no séc. XVIII, no Estado do Rio de Janeiro.
Preparação do material didático virtual
Para a criação do material didático desta aula, adicionei o recurso de áudio nos slides, baseado um modelo do Google Apresentações e com outros recursos totalmente online e gratuito. Como tutorial para adicionar áudios no Google Apresentações, segui este tutorial:Já vinha utilizando este recurso de áudio em outros trabalhos aqui neste blog para excertos de textos de História. Mas os usos pedagógicos dos áudios vão muito além e atendem. também, aos alunos com alguma deficiência visual.
Elaboração da atividade dos alunos utilizando as TICs
Inicialmente, pensei em alguma atividade utilizando os infográficos, mas pesquisando achei bem interessante em adaptar o projeto do Colégio Agostiniano São José (SP), que utiliza o Google Sites como ferramenta em sala de aula.
Depois de uma coleta de fontes, em visitas fśicas e/ou virtuais, assim como outros materiais referente a escravidão na região os alunos pudessem montar um um projeto no Google Site.
Referências:
ALBERTI, Verena. Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais. Revista História Hoje, v. 1, n. 1, p. 61-88, 2012.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). 13 de maio de 1888 – Princesa Isabel assina a lei Áurea. 2016. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/es/node/2060>. Acesso em 30 junho 2020.
ROSA, A. Cristiane. COMO INSERIR ÁUDIO EM UMA APRESENTAÇÃO DO APRESENTAÇÕES GOOGLE. Youtube. 2019.
Comentários
Postar um comentário