Pular para o conteúdo principal

Manoel Congo, Escravo Herói do Rio de Janeiro

Por um Projeto de Lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 2010, Manoel Congo passou a ser considerado Herói do Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhe abaixo o trabalho produzido para o curso de extensão curricular: História do Brasil Afrodescendente, da Fundação CECIERJ, em 2020. A História de Manoel Congo e a fuga de escravos comandada por ele em busca da liberdade, que começou na Fazenda Freguesia em Paty do Alferes, RJ em 1838.

 
Vídeo sobre parte da antiga Fazenda Maravilha, que serviu como rota de fuga dos escravos liderados por Manoel Congo.

 

Ensino de História da África e de História e Cultura Afro-Brasileira

A Lei 10.639/2003, tornou obrigatório o Ensino de História da África e de História e Cultura Afro-Brasileira, trouxe desafios interessantes para historiadores e professores de história.
Um dos desafios, sentido especialmente nos primeiros anos após a promulgação da lei e que vai sendo vencido pouco a pouco, é a escassez de material didático sobre as relações étnico-raciais. [...] considerando especialmente sua disponibilização em formato eletrônico, preferencialmente na internet. (ALBERTI, 2012)
Verena Alberti, também, propõe para o Ensino de História:
[...] parte de alguns pressupostos que concernem, de um lado, ao ensino de história e, de outro, ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na elaboração de conteúdo pedagógico. Em seguida, apresenta algumas possibilidades de aplicação, com fontes e tarefas a serem executadas pelos alunos. (ALBERTI, 2012)
Sendo assim, resolvi planejar uma aula para meus alunos de rede municipal de Paty do Alferes a utilizando esta proposta, acerca do tema da Abolição da Escravidão no Brasil (1888) e de como a nossa região está inserida neste contexto de luta pela liberdade dos escravos no Brasil.


Detalhe do decreto imperial que declarou extinta a escravidão no Brasil
Detalhe do decreto imperial que declarou extinta a escravidão no Brasil, fonte Biblioteca Nacional


Coincidentemente, um dos textos trabalhados no curso: História do Brasil Afrodescendente, da Fundação CECIERJ, em 2020 - foi um artigo da mesma autora: Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira, de Verena Alberti. O qual na tarefa destaquei alguns pontos a serem trabalhados em sala de aula, relacionado com a cidade de Paty do Alferes e a região onde a mesma está localizada - área de importante produção cafeeira no séc. XVIII, no Estado do Rio de Janeiro.

Preparação do material didático virtual

Para a criação do material didático desta aula, adicionei o recurso de áudio nos slides, baseado um modelo do Google Apresentações e com outros recursos totalmente online e gratuito. Como tutorial para adicionar áudios no Google Apresentações, segui este tutorial:



Para converter textos em áudio usei a ferramenta Text 2 Voice, particionando os textos por cada slide.

Já vinha utilizando este recurso de áudio em outros trabalhos aqui neste blog para excertos de textos de História. Mas os usos pedagógicos dos áudios vão muito além e atendem. também, aos alunos com alguma deficiência visual.
Elaboração da atividade dos alunos utilizando as TICs

Inicialmente, pensei em alguma atividade utilizando os infográficos, mas pesquisando achei bem interessante em adaptar o projeto do Colégio Agostiniano São José (SP), que utiliza o Google Sites como ferramenta em sala de aula.

Depois de uma coleta de fontes, em visitas fśicas e/ou virtuais, assim como outros materiais referente a escravidão na região os alunos pudessem montar um um projeto no Google Site.

Referências:
ALBERTI, Verena. Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais. Revista História Hoje, v. 1, n. 1, p. 61-88, 2012.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). 13 de maio de 1888 – Princesa Isabel assina a lei Áurea. 2016. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/es/node/2060>. Acesso em 30 junho 2020.
ROSA, A. Cristiane. COMO INSERIR ÁUDIO EM UMA APRESENTAÇÃO DO APRESENTAÇÕES GOOGLE. Youtube. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al