Pular para o conteúdo principal

INFOGRÁFICOS para o ENSINO DE HISTÓRIA

É possível ver ótimos INFOGRÁFICOS feitos e utilizadores por professores de História.

Alguns sites oferecem a possibilidade de criar INFOGRÁFICOS para o ENSINO DE HISTÓRIA, em forma de storyboards. Está técnica consiste em organizar "gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites. Sendo um roteiro desenhado, seu layout gráfico se assemelha a uma história em quadrinho". (Storyboard, Wikipédia)

Seguindo este formato de INFOGRÁFICOS, o site StoryboardThat, recomenda para o ENSINO DE HISTÓRIA:
Combine fatos históricos com recursos visuais criando pôsteres de história. Os infográficos da linha do tempo são uma ótima maneira de mostrar os eventos importantes da vida de alguém ou um determinado período da história. Criar um infográfico como um projeto de história permite que os alunos destilem as informações mais importantes sobre algo ou alguém e escolham as melhores maneiras de representá-las. Eles também podem ser criados antes de uma aula, para que os alunos tenham uma referência visual para as informações importantes de que precisam se lembrar ou acompanhar.
O respectivo site ainda propõe projetos de INFOGRÁFICOS para o ENSINO DE HISTÓRIA, como:
  • Linha do tempo das batalhas famosas
  • Biografia de um autor famoso
  • Estatísticas de uma população na história
Segundo o site da Wikipédia, um Infográfico "são textos visuais explicativos e informativos associados a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, hiperlinks etc." (Infografia, Wikipédia)
A ideia de publicar e comunicar notícia não é novidade, uma vez que esse ato pode ser observado desde a pré-história, quando os homens faziam desenhos nas cavernas (figuras rupestres) para indicar instruções de caça e sobrevivência a seus descendentes (Souza& Souza, 2002). O que há de novo é na forma de transmitir a informação, a qual tem passado por várias fases, ou seja, do papiro, aos livros, às revistas e jornais, até chegarmos aos dias atuais, onde é possível publicar uma série de recursos através das inúmeras possibilidades de impressão e disponibilização em ambientes na Web, que permitem com que todos possam ter acesso com rapidez e facilidade aos mais variados tipos de conteúdos (BARATA, 2010)

Como criar um INFOGRÁFICO?

Algumas sugestões para criar um INFOGRÁFICO:
  • Defina os objetivos
  • Realize uma coleta de informações
  • Adicione estilo ao design do INFOGRÁFICO
Não existe um formato padrão para infográficos. Ao mesmo tempo, para que a peça se adeque melhor a diversas mídias, o ideal é que ela tenha, no máximo, 700 pixels de largura. (CHAGAS, 2020)

Aplicativos para fazer um INFOGRÁFICO

Tanto no Power Point, do Microsoft Office, assim como o Google Slide e/ou Google Desenho da Google é possível fazer infográficos. Podem ser no tamanho de apresentação destes aplicativos, bem como personalizando para usar em uma determina ocasião e/ou mídia.

Há plataformas online como o VENNGAGE mais voltadas para criar INFOGRÁFICOS.

Mas, também, existem aplicativos para edição de imagem online, que servem até para fazer infográficos. Normalmente, são plataformas que oferecem boas possibilidades no plano gratuito, como o: Canva, Crello, Adobe Spark, entre outros.

A mais famosa delas é o Canva, que inclusive disponibiliza um suporte específico para a Educação: o Canva for Education.

Nos modelos de INFOGRÁFICOS do Canva os tamanhos costumam ser de 800 x 2000 pixel. Estes modelos se ajustam ao formatos vertical dos smartphones e ficam responsivos em um blog e/ou site.

No Canva, ainda, é possível incorporar um arquivo direto em um blog e/ou site, conforme o Google faz com os arquivos de seus aplicativos do G Suíte. Isto permite que qualquer atualização futura no arquivo original seja atualizado automaticamente onde estiver publicado.

Criar INFOGRÁFICOS para a EDUCAÇÃO

Podem seguir conceitos do design e levar em consideração parâmetros educativos.

Atualmente, há educadores que defendem uma aprendizagem cercada de imagens, sons e recursos tecnológicos. Nesse contexto, o uso de infográficos, também, passa a contribuir para o ensino e aprendizagem de diversos tipos de conteúdos.

Aprender a ler e construir sentidos a partir dos infográficos, por conseguinte, torna-se uma estratégia convidativa para que os estudantes se apropriem do discurso científico. (ALVAREZ, 2012). Favorecendo:
  • o pensamento crítico
  • o domínio da leitura, da releitura e da comparação para criar os próprios infográficos
  • a memorização
Alunos que participam de um projeto para desenvolver um infográfico, pode se transformar em uma atividade envolvente e prazerosa. Ao mesmo tempo os colocando como sujeitos ativos e conectados as tecnologias.

Leitura recomendada:


Participe da nossa Enquete sobre INFOGRÁFICO x MAPA MENTAL

Referências:
ALVAREZ, Ana Maria Torres et al. Infografia na educação: contribuições para o pensar crítico e criativo. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBOA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. 2011.
CHAGAS, Zuk. Aprenda o que é um Infográfico e quais são os 7 passos essenciais para criar uma peça incrível!. rockcontent. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/infografico/>. Acesso em: 2 jun 2020.
McGUIRE, Sara. Infográficos: 9 principais modelos de infográficos e quando usá-los. VENNGAGE. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/>. Acesso em: 3 jun 2020.
StoryboardThat. Infografia de História. Modelos de Infográfico de História. Disponível em: <https://www.storyboardthat.com/pt/create/modelo-infogr%C3%A1fico-hist%C3%B3ria>. Acesso em: 3 jun 2020.
WIKIPÉDIA. Infografia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia>. Acesso em: 2 jun 2020.
_____. Storyboard. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Storyboard>. Acesso em: 3 jun 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Belle Époque Brasileira

Para o Ensino de História, os períodos temporais não acontecem de modo simultâneo. Assim a Belle Époque Brasileira é caracterizada pelos historiadores brasileiros entre o 2º Reinado (1840) até a Revolução de 1930. O que foi a Belle Époque? Para a História Geral, a Belle Époque é um período entre o final do séc. XIX e o começo da I Guerra Mundial (1914). É um período de grande evolução cultural, científica e tecnológica. Os historiadores costumam associar desde a Antiga Grécia os períodos de paz com tempos de desenvolvimento. No Período Clássico da Antiga Grécia (500 a 338 a.C) é considerado de grande evolução econômica, cultural, social e político entre os gregos - este período após as Guerras Médicas (entre gregos e persas e a Guerra do Peloponeso. (Aula 05 de História Geral) A Belle Époque nas regiões brasileiras No Brasil, os ciclos econômicos tiveram grande reflexo na Belle Époque Brasileira . Ciclo do Café (final do séc. XVIII até as primeiras décadas do séc. XX) 1º Ciclo

História do Design Gráfico

A disciplina História do Design Gráfico aborda a conceituação do design e as influências de novas tecnologias que vão surgindo, bem como novas demandas do design que vão aparecendo. Sobre o surgimento do Design Gráfico , alguns estudiosos defendem o início a partir do século XIX, outros apontam para a Antiguidade. É considerado um design quando um artefato se transforma em algo mais usável ou desejável; e ainda cumpre uma função de beleza, estilo inusitado e aparência identificada com o público alvo. (Adaptação: UNESA) Evolução Histórica do Design Século XVII As manufaturas vinham do artesanato durante a Idade Média e depois nos Sistemas de Corporações, nos séculos XVI e XVII. A invenção da prensa (link de post) foi um marco para o design e para a difusão do conhecimento. Séculos XVIII - XIX A partir da industrialização, na Inglaterra com o começo da Revolução Industrial , em 1760 foram surgindo várias transformações: econômicas, técnicas entre outras. Século XIX Em meio a evolução

Modelo de MAPA MENTAL e de RESUMO para Estudantes

Um Mapa Mental ou um Resumo do conteúdo de uma matéria são ótimos recursos pedagógicos para estudantes aprimorarem seus estudos . Mapa Mental São um tipo de diagrama [...] voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado [...]. (WIKIPÉDIA) Para criar um MAPA MENTAL há algumas orientações, como usar uma página em branco e de preferência na posição horizontal. Use no centro o elemento mais marcante e a partir deste insira e conecte as principais informações, montando um gráficos. Outros aspectos importantes aa construção do MAPA MENTAL, são: cores formatos dos balões setas Tudo precisa ter um motivo para o estudante se lembrar facilmente, tipo este MODELO DE MAPA MENTAL: Negócio vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com   Resumo Segundo o site Significados , um "Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um Resumo é ato de resumir al