É possível ver ótimos INFOGRÁFICOS feitos e utilizadores por professores de História.
Alguns sites oferecem a possibilidade de criar INFOGRÁFICOS para o ENSINO DE HISTÓRIA, em forma de storyboards.
Está técnica consiste em organizar "gráficos tais como uma série de
ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de
pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo
elementos interativos em websites. Sendo um roteiro desenhado, seu layout gráfico se assemelha a uma história em quadrinho". (Storyboard, Wikipédia)
Seguindo este formato de INFOGRÁFICOS, o site StoryboardThat, recomenda para o ENSINO DE HISTÓRIA:
Combine fatos históricos com recursos visuais criando pôsteres de história. Os infográficos da linha do tempo são uma ótima maneira de mostrar os eventos importantes da vida de alguém ou um determinado período da história. Criar um infográfico como um projeto de história permite que os alunos destilem as informações mais importantes sobre algo ou alguém e escolham as melhores maneiras de representá-las. Eles também podem ser criados antes de uma aula, para que os alunos tenham uma referência visual para as informações importantes de que precisam se lembrar ou acompanhar.
O respectivo site ainda propõe projetos de INFOGRÁFICOS para o ENSINO DE HISTÓRIA, como:
- Linha do tempo das batalhas famosas
- Biografia de um autor famoso
- Estatísticas de uma população na história
Segundo o site da Wikipédia, um Infográfico "são textos visuais explicativos e informativos associados a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, hiperlinks etc." (Infografia, Wikipédia)
A ideia de publicar e comunicar notícia não é novidade, uma vez que esse ato pode ser observado desde a pré-história, quando os homens faziam desenhos nas cavernas (figuras rupestres) para indicar instruções de caça e sobrevivência a seus descendentes (Souza& Souza, 2002). O que há de novo é na forma de transmitir a informação, a qual tem passado por várias fases, ou seja, do papiro, aos livros, às revistas e jornais, até chegarmos aos dias atuais, onde é possível publicar uma série de recursos através das inúmeras possibilidades de impressão e disponibilização em ambientes na Web, que permitem com que todos possam ter acesso com rapidez e facilidade aos mais variados tipos de conteúdos (BARATA, 2010)
Como criar um INFOGRÁFICO?
Algumas sugestões para criar um INFOGRÁFICO:
- Defina os objetivos
- Realize uma coleta de informações
- Adicione estilo ao design do INFOGRÁFICO
Não existe um formato padrão para infográficos. Ao mesmo tempo, para que a peça se adeque melhor a diversas mídias, o ideal é que ela tenha, no máximo, 700 pixels de largura. (CHAGAS, 2020)
Aplicativos para fazer um INFOGRÁFICO
Tanto no Power Point, do Microsoft Office, assim como o Google Slide e/ou Google Desenho da Google é possível fazer infográficos. Podem ser no tamanho de apresentação destes aplicativos, bem como personalizando para usar em uma determina ocasião e/ou mídia.
Há plataformas online como o VENNGAGE mais voltadas para criar INFOGRÁFICOS.
Mas, também, existem aplicativos para edição de imagem online, que servem até para fazer infográficos. Normalmente, são plataformas que oferecem boas possibilidades no plano gratuito, como o: Canva, Crello, Adobe Spark, entre outros.
A mais famosa delas é o Canva, que inclusive disponibiliza um suporte específico para a Educação: o Canva for Education.
Nos modelos de INFOGRÁFICOS do Canva os tamanhos costumam ser de 800 x 2000 pixel. Estes modelos se ajustam ao formatos vertical dos smartphones e ficam responsivos em um blog e/ou site.
No Canva, ainda, é possível incorporar um arquivo direto em um blog e/ou site, conforme o Google faz com os arquivos de seus aplicativos do G Suíte. Isto permite que qualquer atualização futura no arquivo original seja atualizado automaticamente onde estiver publicado.
Criar INFOGRÁFICOS para a EDUCAÇÃO
Podem seguir conceitos do design e levar em consideração parâmetros educativos.
Atualmente, há educadores que defendem uma aprendizagem cercada de imagens, sons e recursos tecnológicos. Nesse contexto, o uso de infográficos, também, passa a contribuir para o ensino e aprendizagem de diversos tipos de conteúdos.
Aprender a ler e construir sentidos a partir dos infográficos, por conseguinte, torna-se uma estratégia convidativa para que os estudantes se apropriem do discurso científico. (ALVAREZ, 2012). Favorecendo:
- o pensamento crítico
- o domínio da leitura, da releitura e da comparação para criar os próprios infográficos
- a memorização
Alunos que participam de um projeto para desenvolver um infográfico, pode se transformar em uma atividade envolvente e prazerosa. Ao mesmo tempo os colocando como sujeitos ativos e conectados as tecnologias.
- Infográficos na Sala de Aula, do site SOS Professor
Participe da nossa Enquete sobre INFOGRÁFICO x MAPA MENTAL
Referências:
ALVAREZ, Ana Maria Torres et al. Infografia na educação: contribuições para o pensar crítico e criativo. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBOA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. 2011.
CHAGAS, Zuk. Aprenda o que é um Infográfico e quais são os 7 passos essenciais para criar uma peça incrível!. rockcontent. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/infografico/>. Acesso em: 2 jun 2020.
McGUIRE, Sara. Infográficos: 9 principais modelos de infográficos e quando usá-los. VENNGAGE. Disponível em: <https://pt.venngage.com/blog/modelos-de-infografico/>. Acesso em: 3 jun 2020.
StoryboardThat. Infografia de História. Modelos de Infográfico de História. Disponível em: <https://www.storyboardthat.com/pt/create/modelo-infogr%C3%A1fico-hist%C3%B3ria>. Acesso em: 3 jun 2020.
WIKIPÉDIA. Infografia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia>. Acesso em: 2 jun 2020.
_____. Storyboard. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Storyboard>. Acesso em: 3 jun 2020.
Comentários
Postar um comentário